Poder Executivo Municipal

Arte-educadores podem se inscrever para ministrar oficinas na Fundart

Arte-educadores podem se inscrever para ministrar oficinas na Fundart

Como uma forma de contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) anunciou a abertura das inscrições para o credenciamento de arte-educadores que desejam atuar no Projeto de Oficinas Culturais “Arte para Todos” em 2026.

O edital é voltado exclusivamente para pessoas jurídicas ou Microempreendedores Individuais (MEI) de natureza cultural, sendo que o MEI deve obrigatoriamente inscrever-se para a sua própria prestação de serviços. O prazo vai até dia 30 de janeiro e, para participar, os proponentes devem cumprir uma série de pré-requisitos documentais e técnicos para a habilitação e avaliação, disponíveis no edital .

As inscrições devem ser entregues presencialmente em envelope lacrado na sede da Fundart, em Ubatuba, das 08h às 16

Estão previstas, 13 vagas imediatas e as áreas contempladas incluem:

Artes Manuais: Bordado (1 vaga), Fibras Naturais (1), Tecelagem (1).

Dança: Ballet Clássico (1), Jazz (1), Danças Étnicas (1).

Música: Cavaquinho (1), Piano (1), Violão (2).

Outras: Capoeira (1), Teatro (1) e Proposta Livre (1 vaga para projetos que não se encaixam nas categorias listadas).

A avaliação das propostas referentes ao primeiro ciclo de 2026 ocorre no início de fevereiro, com publicação do resultado final e homologação ainda no mesmo mês. As oficinas estão previstas para começar a partir de 02 de março.

“O credenciamento organiza uma rede de arte-educadores e contribui para a transparência na contratação e a continuidade das oficinas. Além disso, garante à população o acesso regular a processos formativos em diferentes linguagens artísticas”, afirmou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.

 

Sobre o projeto Arte Para Todos

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba mantém a oferta de oficinas culturais desde 1987, garantindo o acesso da população à formação em diversas linguagens. Criado em 2005, o projeto Arte Para Todos consolidou uma rede de oficinas gratuitas em polos como escolas, Biblioteca Municipal, Teatro Municipal e outros espaços públicos. Em 2025, aproximadamente 1.200 pessoas participaram de 17 oficinas nas áreas de dança, música, teatro, capoeira e outras expressões culturais.

/* * VLibras */