Poder Executivo Municipal

Pessoas com autismo terão direito a identificação em veículo

Pessoas com autismo terão direito a identificação em veículo

Em comemoração ao Abril Azul e ao Dia Mundial do Autismo, o governo estadual deu maior visibilidade à Lei 17.889, de 21/03/2024, que institui a identificação de veículo para transporte de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Pessoas de Ubatuba com autismo já podem solicitar sua identificação.

Junto com a ação, foi desenvolvida uma campanha educativa para sensibilizar motoristas e evitar que buzinem ao visualizar veículos com a identificação no vidro traseiro, que contém a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine” e conta, ainda, com a simbólica fita de quebra-cabeças, representando o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Mais de 45 mil pessoas serão beneficiadas por essa iniciativa.
Para o presidente da Associação de Pais Espectro Autista Ubatuba (Apeau), André Vasques, essa lei vem para agregar e melhorar a qualidade de vida de pessoas com TEA.

“É uma lei de extrema importância, que sinaliza uma inclusão muito importante e conscientiza as pessoas que ainda não entendem e têm conhecimento sobre as necessidades dos autistas”, comentou.

“Muitos autistas têm a questão sensorial muito aguçada com barulho e isso pode acabar sendo um gatilho. Muitas crianças e adolescentes podem ter crises dentro do próprio veículo, o que pode causar um acidente. Por isso, a empata é tão necessária”, complementou Vasques.

Como solicitar

Para solicitar a identificação veicular, que é gratuita basta acessar o portal do governo paulista e buscar por ‘T.E.A.’. Cada pessoa pode cadastrar somente um veículo. É importante ressaltar que o selo não oferece benefícios no trânsito.

Por meio do portal da CipTEA (https://ciptea.sp.gov.br/), onde já são feitos os pedidos para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os usuários poderão cadastrar seus veículos para obtenção da identificação veicularApós entrar na área logada do site, basta clicar em “Cadastro de Veículo” e inserir a placa e Renavam.

/* * VLibras */