
A Secretaria de Saúde mantém, de forma contínua, os programas Saúde em Movimento e Conexão Saúde, iniciativas que levam aos bairros de Ubatuba atividades físicas coletivas, atividades de fisioterapia e acompanhamento multiprofissional gratuito.
As atividades acontecem em grupo, sempre na unidade de saúde ou em espaços comunitários de cada bairro, e são conduzidas por profissionais da e-Multi (Equipe Multiprofissional). Podem participar pessoas acima de 18 anos que não apresentem alteração cognitiva, problemas graves de equilíbrio ou dor crônica severa que impeça a prática dos exercícios.
Segundo a fisioterapeuta Camila Della Via, que atua no projeto, a proposta é unir cuidado e bem-estar em um acompanhamento constante. “Os grupos oferecem espaços de cuidado integral, acolhimento e fortalecimento de vínculos entre os participantes.”, destacou.
O Saúde em Movimento oferece modalidades como pilates com fisioterapeuta, exercícios para equilíbrio e coordenação motora, orientações nutricionais, cuidados com a saúde mental, informações sobre assistência social, além de dicas e educação de saúde. As atividades dos grupos influenciam diretamente o controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, além de reduzir dores musculoesqueléticas.
Já o Conexão Saúde atua com atividades específicas para fortalecimento e alongamento, como atividade cardiorrespiratória funcional, balance (alongamento global) e atividade laboral, sempre adaptadas para diferentes perfis e necessidades.
Na região sul, a iniciativa foi criada em agosto de 2024 pela médica Ludmylla Nascimento, a fisioterapeuta Flávia Fideles e o psicólogo Giovanni Ribeiro – da e-multi, e, recentemente, completou um ano – com uma comemoração no campo de futebol do Sertão da Quina, junto às equipes das ESF e aos pacientes do Quilombo da Caçandoca, Lagoinha, Maranduba, Tabatinga, Arariba e Sertão da quina, locais que a atividade proposta contempla.
“O projeto foi elaborado conforme a demanda de pacientes que apresentam diabetes, hipertensão arterial e quadros de dores crônicas, com objetivo de acompanhamento no tratamento proposto através das atividades corporais, roda de conversa informativa e esclarecedora referentes aos temas abordados pelo Ministério da Saúde, proporcionando conhecimento, orientações ao usuário da rede e qualidade de vida”, explicou Flávia.
“Outro aspecto essencial dos grupos é o impacto social e emocional. O convívio coletivo estimula a troca de experiências, a motivação para manter a rotina de cuidados e a criação de uma rede de apoio, que fortalece a autoestima e a saúde mental”, acrescentou Camila.
Recomendações
Em atividades realizadas na orla, os participantes devem levar canga ou toalha para maior conforto.
Para obter mais informações ou participar, basta procurar a unidade de saúde do bairro e verificar os dias e horários disponíveis.
CRONOGRAMA CONEXÃO SAÚDE
* Sertão da Quina
Toda Segunda-feira
Turma 1 às 8:00h
Turma 2 às 9:30h
Grupo de Idosos 10:30h
* Maranduba
Toda Quarta-feira, 8:00, na orla da praia
* Quilombo da Caçandoca
Quinzenalmente às quartas-feiras para Grupo de Idosos, 10:00
* Araribá
Toda quinta-feira, 8:00, na quadra da E.M. Sebastiana Luiza O. Prado
* Tabatinga
Toda quinta-feira pra Grupo de Idosos, 10:00
* Lagoinha
Toda sexta-feira, 7:30, na orla da praia
* Quilombo da Caçandoca
Quinzenalmente às sextas-feiras para Grupo de Idosos, 9:00
CRONOGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO
* Perequê Açu
Pilates na Orla – Toda segunda-feira, 8:00, em frente ao quiosque Breck e Pare
Piscina Terapêutica – Específico para pacientes com fibromialgia, Obesidade grau 1 e 2, dor crônica – toda quarta e sexta-feira, 12:00
* Estufa II
Exercícios Aberto: toda quarta-feira, 8:00, na praça em frente a UBS Estufa II
Grupo para Gestantes: toda terça-feira, 10:30
* Horto
Grupo Exercícios dor Crônica
Toda quinta-feira, 8:30, na UBS Horto
* Centro
Pilates – toda sexta-feira, 8:00, na orla
* Marafunda
Toda quarta-feira, 10:30, na quadra da escola
* Ipiranguinha
Turma 1: toda quarta-feira, 8:30, na quadra da igreja
Turma 2: toda segunda-feira, 14:00, na quadra da igreja
* Ubatumirim
Turma 1: toda sexta-feira, 14:30, na quadra da escola
Turma 2: toda quinta-feira, 14:30, na quadra da escola (para jovens de 9 a 14 anos)
* Itamambuca
Toda sexta-feira, 9:00, no campo da Vila
* Puruba
Toda quinta-feira, 9:00
* Quilombo da Fazenda
Toda quarta-feira, 14:30, no campo
* Picinguaba
Toda terça-feira, 14:30
* Sesmaria
Toda terça-feira, 8:30
* Jardim Carolina
Toda segunda-feira, 15:40
* Camburi
Toda segunda-feira, 10:00
* Aldeia Boa Vista
1° e 3° quinta-feira do mês (apenas para a comunidade tradicional)