Romaria do Divino começa neste final de semana em Ubatuba

O som de violas, rabecas e caixa com o cortejo que segue a bandeira sagrada do Divino Espírito Santo vem se aproximando. Neste final de semana, os dois grupos de Folia de Ubatuba vão iniciar a “Romaria do Divino Espírito Santo” que irá percorrer a cidade de Norte a Sul, levando a tradição, a fé e a cultura de casa em casa.

A celebração será realizada de 6 de abril a 28 de junho, sempre aos sábados e domingos, e todos estão convidados a participar, abrindo suas casas para receber a bandeira ou prestigiando na rua esse costume caiçara.

Neste final de semana, 6 e 7 de abril, a Folia ocorrerá nos bairros da Caçandoca, na região Sul; no Camburi no sábado e na Picinguaba e sítio Cabeçada no domingo, na região Norte. O horário de início é por volta das 9h. O cronograma da Folia será divulgado semanalmente pelo site Fundart.

Em 2024, o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” visitará a região Sul, nos seguintes bairros: Caçandoca, Tabatinga, Araribá, Sertão da Quina, Sertão do Ingá, Maranduba, Sapê, Praia do Peres, Bonete, Fortaleza, Rio Escuro, Lázaro, Perequê-Mirim, Enseada, Praia das Toninhas, Itaguá, Estufa I e II, Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Ilha dos Pescadores.

Já a região norte receberá o grupo “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo de Ubatuba”, nos bairros do Camburi, Picinguaba, Sertão da Fazenda, Praia do Engenho, Almada, Praia Brava, Estaleiro, Ubatumirim (Sertão, Zita, Vila Poca, Vila Rolim e Cambucá), Puruba (Praia e Sertão), Prumirim (Praia e Sertão), Praia do Félix, Morro do Tiagão, Itamambuca (Praia, Vila e Sertão), Praia Vermelha, Barra Seca, Taquaral, Sumidouro, Perequê-Açu, Usina Velha, Figueira e Centro.

“A Folia do Divino é uma tradição que vai muito além de religião, ela faz parte da cultura caiçara. Por isso, damos continuidade para recuperar e manter esse costume que aqui em Ubatuba está presente em todas as regiões. Antes, mesmo pelo mar, em barcos, a Folia sempre esteve viva, chegando de casa em casa”, explicou Mario Gato, integrante do grupo Folia Caiçara do Divino, lembrando que justamente por ocorrer principalmente pelo mar antigamente, em Ubatuba a Folia nomeia seus integrantes como “tripulantes”.

Segundo a organização da Folia em Ubatuba, a expectativa é que neste ano a Romaria, que está presente na cultura da cidade desde a sua formação, alcance um público de 5 mil pessoas. “É importante a presença de todos para manter viva essa tradição”, comentou mestre Pedrinho, do grupo que percorrerá a região Sul.

A Romaria do Divino Espírito Santo tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).