Ubatuba dará continuidade a projeto de educação socioambiental em 2024

Ao todo, 200 crianças devem ser formadas como monitores mirins

Trabalhar ciência por meio de vivências em campo utilizando técnicas de pesquisa: essa é a proposta do projeto Monitoramento Mirim Costeiro, que atende alunos dos quartos e quintos anos de sete escolas selecionadas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba.

Em 2023, 268 estudantes participaram da iniciativa e, para 2024, a previsão é que seja mantido o mesmo número de adesão.

A continuidade da ação em Ubatuba foi confirmada na tarde de quarta-feira, 28, em um encontro em que participaram a coordenadora do projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, Laura Piatto, a secretária de Educação de Ubatuba, Márcia Ribeiro Cabral Fagundes e os surpervisores de ensino da pasta.

Após a apresentação do projeto e o resultado positivo do trabalho dos anos anteriores, acordou-se que as oficinas nas escolas municipais continuarão contempladas pelo programa e terão início no mês de abril.

“Ficamos muito felizes com a continuidade dessa parceria, que reforça competências que constam da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, vindo ao encontro das ações da Secretaria de Educação”, comemorou Márcia.

Como funciona
O MMC atua com educação socioambiental para crianças da rede municipal de Ubatuba desde 2019 e formou mais de 400 Guardiões Mirins do Oceano aqui na cidade.

Nas saídas de campo às praias, as crianças monitoram as condições meteorológicas; analisam a qualidade da água do mar com um EcoKit, monitoram os objetos na areia e vistoriam as atividades da praia, como pesca e esportes. Atualmente, sete praias são monitoradas pelos estudantes.