Prefeitura participa de lançamento de projeto ambiental para rio Itamambuca

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado, 22 de março, será lançado nesta sexta-feira o Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Itamambuca – Ubatuba/SP.

O evento conta com a presença do prefeito Mauricio, Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e acontece na sede da Sociedade Amigos da Itamambuca (SAI), onde o projeto será apresentado aos parceiros, autoridades, representantes das associações de bairro do entorno da bacia, entre outros.

Além da apresentação e dos objetivos de um diagnóstico participativo, será lançado um concurso para a criação da identidade visual da iniciativa. O tema é: Itamambuca, o Rio que caminha ao mar. Também serão selecionados os agentes multiplicadores de todas as ações que fazem parte do projeto.

Segundo Marcio José dos Santos, coordenador do Plano de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica de Itamambuca – PGA, nos últimos 12 anos, os recursos hídricos da região vêm sofrendo impactos devido à falta de um planejamento integrado para seu uso, ocupação e pela carência de políticas em gestão socioambiental. “O resultado disso é o comprometimento da balneabilidade na foz do Rio de Itamambuca”, analisa Santos.

O projeto tem como finalidade, a melhoria das condições ambientais da comunidade, com foco na despoluição do Rio Itamambuca. Para isso, cinco áreas de convergência serão alvos de estudo: uso e ocupação do solo, geodinâmica e clima, recursos hídricos, vegetação e gestão participativa.

Com o desenvolvimento dos trabalhos de campo, um banco de dados será alimentado constantemente, de modo a oferecer um diagnóstico que permitirá maior agilidade nas análises de dados por parte dos órgãos gestores atuantes na bacia.

De acordo com o prefeito Mauricio, este projeto, que levou dois anos para ser aprovado, vem de encontro à uma enorme preocupação de sua gestão: garantir a manutenção da qualidade da água em Ubatuba, ainda considerada muito boa.

“A cidade tem água bastante boa em comparação a outros municípios de São Paulo, mas devemos estar alertas, pois esta água vem sofrendo mudanças que se não forem tratadas imediatamente, podem colocar em risco uma das nossas maiores riquezas”, explica o prefeito, ressaltando que a questão exige atenção e cuidado não só dos setores do poder público, como também de toda a sociedade civil.