Prefeitura promove ações de Saúde Bucal para alunos do EJA

A Secretaria de Educação e o Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde promovem ações para resgatar a autoestima dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Ubatuba.

O objetivo da iniciativa é amenizar os problemas odontológicos dos cidadãos e devolver o sorriso e a função da mastigação para aqueles que não conseguiram conservar seus dentes.

A meta do programa é atingir todas as EJAs da cidade e a primeira etapa contemplará bairros da região norte de difícil acesso aos serviços de Saúde Bucal, com atenção especial às comunidades quilombolas.

Todas as EJAs farão do programa e o cronograma inclui palestras, ações básicas de Saúde Bucal, prevenção, avaliação e encaminhamento para o serviço de prótese.

As datas das ações serão divulgadas pela equipe do projeto através dos alunos da escola, com apoio do Posto de Saúde.

Os pacientes que necessitarem de tratamentos entram na agenda do sistema e serão encaminhados para prótese.

Os adultos acima de 40 anos serão examinados, orientados e encaminhados, caso necessário, para tratamento de câncer bucal.

Pacientes com indicação a PT (prótese total) e PPR (prótese parcial removível), uma vez dentro dos critérios determinados, fazem a moldagem no próprio local.

A primeira ação acontece no próximo dia 23 de abril e atende a região do EJA do Quilombo do Camburi a partir das 9 horas.