
Os alunos dos 3º anos A e B da Escola Barreto participaram, nesta semana, de uma dinâmica por meio do projeto Turismo nas Escolas, iniciativa que integra ações da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Educação Ambiental e voluntários. O objetivo é aproximar os estudantes do patrimônio natural, cultural e turístico de Ubatuba, valorizando a cidade como território educativo.
O roteiro da atividade levou as turmas a uma imersão pelos principais pontos de interesse ambiental e cultural do município. Os estudantes visitaram o Aquário de Ubatuba, observaram a barreira de contenção, caminharam pela restinga, passaram pelo Trópico de Capricórnio, seguiram em trilha educativa até a pista de skate e finalizaram o percurso com um momento de integração e piquenique na Praça 9 de Julho.
“Ubatuba é uma sala de aula a céu aberto. O turismo, quando conectado à educação, transforma-se em uma poderosa ferramenta de formação cidadã. As crianças aprendem história, geografia, meio ambiente e identidade local diretamente nos espaços que compõem o nosso patrimônio turístico. Além de formar estudantes, estamos formando futuros embaixadores da nossa cidade”, salientou o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Marco Reale.
“A observação da restinga, a barreira de contenção e o percurso até o Trópico de Capricórnio ampliam o olhar dos alunos sobre os ecossistemas da nossa cidade. Foi uma experiência rica, que uniu diversão, descoberta e conscientização ambiental”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental, Alessandra Panza.
A atividade contou com a participação da professora regente do 3º ano, Natália (PB1), do educador Pro Dani (PEB1) e da voluntária Vitória Medeiros, que acompanharam as crianças ao longo do percurso e contribuíram com explicações, dinâmicas e registros da atividade.
O projeto Turismo nas Escolas segue com novas visitas programadas para outras unidades da rede. A iniciativa fortalece o vínculo das crianças com o território, estimula o cuidado com o meio ambiente e reforça valores de pertencimento, preservação e cidadania.