Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

Apresentação

Os medicamentos são insumos relevantes para melhoria da qualidade de vida, porém oferecem riscos quando utilizados indevidamente e, por isso, não podem ser tratados como uma mercadoria qualquer. Apesar dos riscos, os medicamentos vêm sendo cada vez mais utilizados de modo irracional, onde se observam elevadas estatísticas de abandono de tratamentos e vigora a cultura cristalizada da automedicação e do uso abusivo de medicamentos controlados. Diante dessas constatações e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) faz parte das ações necessárias á conformação da Política de Assistência Farmacêutica do município de Ubatuba.

REMUME

O Ministério da Saúde seleciona medicamentos de qualidade comprovada para tratar as principais doenças que existem no nosso país, e coloca numa lista chamada Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Os Estados e Municípios montam suas próprias listas, pois existem diferenças regionais. No nosso município temos a REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Clique abaixo para fazer donwload.

REMUME Ubatuba
listaMedicamentos.pdf