Movimenta Ubatuba – Tarde de Recreação promove esporte, saúde e inclusão

A Tarde de Recreação – Movimenta Ubatuba está em andamento e estende-se até às 17 horas desta quinta-feira no Estádio Municipal Cicillo Matarazzo, Perequê-Açu.

Primeiro passo da iniciativa, o evento reúne dezenas de crianças e é uma ação de sensibilização em prevenção e promoção de saúde, para inclusão de toda a população em atividades físicas e esportes.

Ana Lucia de Oliveira, educadora física do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e da UNIR (Unidade de Reabilitação), Monica Alix, educadora física da Secretaria de Esportes, e Denise Janinni, psicóloga do CAPS, são as responsáveis pelo programa.

Ana Lucia atendeu a reportagem enquanto coordenava as atividades e contou que o objetivo do evento de hoje é apresentar e divulgar para a população o programa e a modalidade do atletismo.

De acordo com Oliveira, a idéia é sensibilizar a comunidade para a importância da prática esportiva e formar cidadãos com hábitos saudáveis.

“Nosso objetivo aqui é integrar crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Queremos mudar o comportamento das pessoas e melhorar sua qualidade de vida pelo esporte”, informa Ana.

Ainda segundo a educadora, o Movimenta Ubatuba atende também portadores de necessidades especiais e pacientes em recuperação.

“Outro dos nossos objetivos é quebrar paradigmas e preconceitos. Sejam eles de raça, credo ou classe social. Queremos que todas pessoas, de todas as idades, participem das atividades do programa”, continua Ana.

Vale destacar que o evento é uma iniciativa intersetorial entre as secretarias municipais de Esportes, Saúde, Educação e Cidadania e Desenvolvimento Social.