Curso de Observação de Tartarugas Marinhas forma primeira turma

O primeiro Curso de Observação de Tartarugas Marinhas, ministrado pelo Projeto Tamar em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba, terminou no último domingo com uma aula de campo no caís da praia do Itaguá, centro.

Direcionado aos guias de turismo e monitores ambientais credenciados e em atividade no município, o curso teve como objetivo trazer subsídios técnicos para aprimorar a atuação dos profissionais em campo, buscando valorizar a significativa presença de tartarugas verdes nas praias e costões rochosos de Ubatuba.

Tartarugas marinhas são animais ameaçados de extinção, bastante carismáticos, que despertam a atenção de turistas nos locais onde estão presentes. Mas a observação desses animais requer olhares treinados, principalmente quando a transparência da água não é favorável.

Conhecer a biologia das espécies e saber avaliar os melhores locais e épocas de observação deve contribuir para o planejamento de roteiros e criação de novos produtos turísticos que incluam a observação de tartarugas como atrativo.

O I Curso de Observação de Tartarugas contou com três aulas teóricas ministradas no Centro de Visitantes do Projeto Tamar. Foram abordados temas como o turismo de observação de fauna no Brasil, a observação turística de tartarugas em outros países, além da biologia das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e em Ubatuba. Também aconteceram duas saídas a campo para observação das tartarugas.

Os alunos do curso visitaram a praia da Almada e com o apoio do Projeto Aicas, foi apresentado aos alunos uma atividade prática de observação de Tartarugas promovida pelos monitores do projeto, que após uma capacitação com a equipe do Tamar passaram a oferecer o serviço a turistas que visitam a região.

Devido aos ótimos resultados desta primeira edição, além da grande procura por profissionais de Ubatuba e de outras regiões, novas edições do curso serão organizadas futuramente.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

O curso é parte das ações do Programa Amigo do Turista, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, que tem como objetivo a qualificação do Trade e o estreitamento das relações entre o poder público, iniciativa privada e profissionais de turismo.