Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de encontro sobre Planos Decenais de Educação

Ubatuba participa de encontro sobre Planos Decenais de Educação

Na última semana, representantes da Secretaria de Educação de Ubatuba participaram do Encontro de Cooperação Técnica sobre os Planos Decenais de Educação, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em São Paulo,  de 5 a 8 de agosto. O evento reuniu técnicos e dirigentes da Secretaria Estadual e de secretarias municipais de Educação, conselheiros de educação e representantes dos fóruns de educação.

O objetivo do encontro foi fortalecer a revisão e o monitoramento participativo dos Planos Decenais de Educação, visando à efetivação do direito à educação pública e gratuita.

A equipe de Ubatuba foi formada pelo gestor da Escola José Simeão e presidente do CACs-Fundeb,  Augusto Monteiro; a vice-presidente do CACs-Fundeb, Ana Tereza B. Siqueira; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), diretora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação e assessora contábil da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de São Paulo (UNCME/SP), Adriana Dias; e a diretora de planejamento e gestão da SME, Maristela Almeida.

No primeiro dia do encontro, promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), um dos temas debatidos foi o papel dos Conselhos Municipais de Educação na efetivação dos Planos Decenais.

A Coordenadora Estadual da UNCME-SP, professora Ana Lúcia Porfírio, destacou a importância da articulação entre os conselhos para oferecer apoio técnico e defender uma educação democrática. “É com participação, escuta e compromisso com a qualidade social da educação que seguimos fortalecendo os sistemas municipais de ensino em todo o estado de São Paulo”, afirmou Ana Lúcia.

A participação no encontro possibilitou trocas de experiências, atividades de construção coletiva e a análise de modelos, planos e boas práticas que podem agregar à Educação Municipal.

“Participar de um evento promovido pelo Ministério da Educação foi muito significativo para mim e para todo mundo do grupo. Teve troca, teve escuta e, também, alguns exercícios de construção coletiva, de modelos, de planos – sabemos que sempre temos coisas a aprender, entretanto, foi possível constatar que Ubatuba está à frente em muitos pontos”, comemorou Adriana.

/* * VLibras */