Poder Executivo Municipal

Defesa Civil divulga balanço sobre ocorrências do fim de semana

Defesa Civil divulga balanço sobre ocorrências do fim de semana

Desde sexta-feira, 07, Ubatuba registrou uma série de atendimentos da Defesa Civil de Ubatuba em consequência da passagem de um sistema ligado a um ciclone extratropical que afetou o litoral norte paulista. As equipes da Defesa Civil municipal permaneceram em campo com atendimento contínuo em diferentes regiões da cidade, até domingo, 10. Também houve registros de quedas de árvores atendidas simultaneamente pela concessionária Elektro e pela empresa de postes Ubaposte.

Entre as ocorrências atendidas, estão:  queda de uma árvore sobre muro na rua Jacareí, nº 195, na Barra da Lagoa, que levou à interdição total da via; na rua Gama, nº 45, no bairro Estufa II, outra árvore caiu sobre uma residência; na Estrada do Cais, bairro Itaguá, foi registrada queda de árvore que resultou em interdição total da via; e na Estrada do Corcovado, uma árvore atingiu a rede elétrica e a via, causando bloqueio total. Na rua Fazenda CTI, nº 463, no bairro Taquaral, mais uma árvore caiu sobre a rede elétrica e interditou a via.

Em relação à ajuda humanitária, na rua Gama, nº 48, no Estufa II, a Defesa Civil prestou atendimento com colchões, travesseiros, roupas de cama e material de limpeza. Nos bairros Jardim Carolina, Cachoeira dos Macacos e Toninhas foram registradas ocorrências de quedas de árvores que atingiram três residências — sem registro de vítimas.

A Elektro informou que cerca de 44 mil pessoas foram afetadas por interrupções no fornecimento de energia em função dos ventos; sete postes foram substituídos, um transformador foi trocado, aproximadamente 40 árvores foram retiradas da rede elétrica, além de vários galhos arremessados pelos ventos sobre a rede. A mobilização contou com 25 equipes atuando nos dois turnos — manhã e noite.

O sistema meteorológico que atingiu o litoral paulista era resultado da formação de um ciclone extratropical no oceano, cuja projeção previa ventos de até 115 km/h no litoral norte de São Paulo entre sexta e sábado. A previsão indicava ainda chuva volumosa, mar agitado e instabilidade prolongada. Apesar da melhora gradual nas condições do tempo a partir do domingo, o monitoramento segue ativo e as equipes continuam em campo para avaliação e atendimento das demandas remanescentes.

/* * VLibras */