Poder Executivo Municipal

Projeto “Ubatuba sem Bitucas” promove oficina com professores

Projeto “Ubatuba sem Bitucas” promove oficina com professores

Na última semana, o projeto Ubatuba sem Bitucas realizou mais uma oficina voltada à formação de professores da Rede Municipal. A atividade aconteceu na EMEI Profa. Alba Regina e foi conduzida por Paula Borges, do projeto Semeando Brincadeiras, reunindo educadores interessados em ampliar práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade.

Durante a oficina, os participantes conheceram mais sobre o funcionamento e os resultados do programa, que incentiva a destinação ambientalmente adequada das bitucas de cigarro. A ação destacou a possibilidade de transformar esse lixo em um material não poluente: a massa celulósica produzida a partir da reciclagem das bitucas.

“Cada bituca destinada corretamente representa menos poluição no solo, nos rios e nas praias. Ubatuba está mostrando que é possível transformar um resíduo extremamente nocivo em matéria-prima útil, contribuindo para a educação ambiental e para a mudança de comportamento da população”, destacou a representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo.

Na prática da oficina, os professores puderam aprender técnicas de modelagem utilizando a massa celulósica, explorando ideias de atividades criativas para serem aplicadas com os estudantes, conectando arte, ciência e consciência ambiental.

A ação reforçou a parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, ampliando o diálogo sobre sustentabilidade nas escolas e incentivando práticas de descarte correto.

“Quando a gente leva temas como o destino correto das bitucas para dentro da escola, nós estamos falando muito mais do que lixo: estamos falando de saúde, de cuidado com a cidade e de formação de valores. Essa oficina mostra como o trabalho conjunto entre Educação e Meio Ambiente pode transformar um resíduo extremamente poluente em ferramenta pedagógica”, comentou o secretário adjunto de Educação, José Carlos Firme.

Desde sua implantação, o Projeto Ubatuba sem Bitucas já coletou mais de 300 mil bitucas nos 252 coletores instalados em diversos pontos da cidade.

/* * VLibras */