
Nesta quinta-feira, 4, o Quilombo da Caçandoca recebeu mais uma importante ação de fortalecimento social e garantia de direitos: o Mutirão da Cidadania, promovido pelo INCRA e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA A iniciativa contou com participação decisiva e atuação ampliada do CRAS Maria Balio, que desempenhou papel central no atendimento à comunidade.
A ação integrou a série de atendimentos realizados nos quilombos de Ubatuba, levando orientações, serviços socioassistenciais e informações fundamentais à comunidade.
Durante toda a ação, a equipe do CRAS Maria Balio prestou atendimentos de Cadastro Único (CadÚnico), esclarecimentos sobre benefícios sociais, informações sobre serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de orientações gerais para a população. O trabalho conjunto garantiu que moradores tivessem acesso facilitado a programas e políticas públicas, fortalecendo vínculos e ampliando o alcance da assistência social no território.
“Estar aqui, diretamente no território, é uma forma de reconhecer a história da comunidade e garantir que os direitos cheguem a quem precisa. Esse mutirão representa cidadania, respeito e compromisso com as famílias da Caçandoca”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Silvia Issa.
O Mutirão da Cidadania na Caçandoca representa a integração entre poder público e comunidade, promovendo autonomia, valorizando a comunidade tradicional e garantindo acesso efetivo às políticas sociais.