Poder Executivo Municipal

Canil de Ubatuba tem 75 animais disponíveis para adoção

Canil de Ubatuba tem 75 animais disponíveis para adoção

No Brasil, estima-se que há mais de 30 milhões de cães e gatos sem lar – segundo Pesquisa Transparência dos Dados de Abrigo de Animais, da Medicina de Abrigos Brasil referente a 2025. Adotar um animal contribui para a diminuição desse índice.

Em Ubatuba, uma das alternativas para adotar um pet é o canil municipal, que integra a estrutura da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), o antigo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Atualmente, o setor conta com 28 cães e 47 gatos à espera de um novo lar.

Os interessados em realizar uma adoção responsável podem visitar o canil, localizado na rua Pedro Lucindo da Silva, s/n – bairro da Figueira (próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual), das 9h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher uma ficha, para concretizar a adoção. Entretanto, a pessoa precisa estar consciente, pois ter um animal é um processo sério e que exige dedicação.

De acordo com a médica veterinária responsável pela UVZ, Joana Pedro, todos os animais adultos saem chipados, vermifugados, castrados, vacinados com polivalente (V10 para cães e VC4 para gatos) e antirrábica.

Para os cães com potencial agressivo, como Pit Bull, existem condições especiais para adoção.

“Escolher a adoção em vez da compra salva vidas e combate a exploração em canis clandestinos. Ao acolher um animal, você reduz o abandono e inicia uma troca mútua de afeto e gratidão, transformando a sua realidade e a dele através da responsabilidade social”, afirmou Joana.

Para conferir alguns animais disponíveis, também é possível acessar a página do instagram da UVZ: https://www.instagram.com/uvzubatuba/ .

Importante

A UVZ esclarece que o canil municipal não atua como abrigo para recolhimento de animais abandonados. O foco do trabalho é exclusivamente o atendimento de animais considerados de relevância para a saúde pública. “Os animais acolhidos pela UVZ passam por avaliação e estabilização clínica, têm descartada qualquer possibilidade de zoonose e, após esse processo, recebem castração, vermifugação e vacinação, sendo então disponibilizados para adoção responsável”, reforçou a veterinária.

 

Uniformes

Na última quarta-feira, 22, a Secretaria de Saúde realizou a entrega de novos uniformes aos colaboradores do canil da UVZ, ligado à diretoria de Vigilância em Saúde.

No total, 15 funcionários receberam calça e camiseta que, além de padronizar visualmente o servidor, contribui com a  proteção durante o trabalho.

“Cuidar de quem cuida dos animais também é uma prioridade. Com profissionais identificados e bem equipados, conseguimos oferecer um serviço mais qualificado, eficiente e humanizado para a população”, destacou a secretária de Saúde, Simone Brito.

 

Mais sobre a UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Ubatuba tem foco no controle e prevenção de doenças transmissíveis entre animais e humanos (zoonoses). A principal ação é a vacinação antirrábica de cães e gatos, com campanhas descentralizadas nos bairros e posto fixo. O agendamento é obrigatório pelo (12) 3834-2323.

 

  • Vacinação Antirrábica: Realiza ações de rotina e descentralizadas (itinerantes) para garantir a imunização contra a raiva, doença grave e de alta letalidade.
  • Controle de Zoonoses: Monitora, previne e controla doenças que podem ser transmitidas por animais, garantindo a saúde pública.

 

Maus tratos – CRA

Casos de denúncias de maus-tratos devem ser encaminhados ao Centro de Referência Animal (CRA), da diretoria de bem-estar animal, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (12) 3833-1004 ou telefone (12) 3832-1002.

/* * VLibras */