
Mais de 12 mil alunos que compõem a Rede Municipal de Ensino em Ubatuba estão se preparando para a volta às aulas, prevista efetivamente para segunda-feira, 09. Entretanto, o ano letivo terá início nesta sexta-feira, 06, data em que as 50 unidades escolares do município abrem suas portas para dar início ao calendário de 2026, priorizando a integração entre escola e família.
De acordo com a Secretaria de Educação, diferente do início das aulas convencionais, o dia 06 será dedicado ao acolhimento. O objetivo é fortalecer os vínculos antes das atividades em sala de aula.
“A Educação em Ubatuba apresenta diversos desafios, tanto pela sua extensão territorial quanto pelo fator humano. Em 2026, queremos garantir que cada aluno tenha acesso às mesmas ferramentas digitais e oportunidades de desenvolvimento”, afirmou o secretário da pasta, José Carlos Firme.
Além do encontro entre pais e responsáveis com as equipes escolares, com os professores e o contato com as diretrizes pedagógicas para o novo ano, está prevista a integração entre docentes, com reuniões de planejamento e recepção aos professores.
A servidora Luiza Lima Fernandez atuará como gestora da EM Mário Covas e falou um pouco sobre sua expectativa para 2026. “Para o ano letivo , minha expectativa é fortalecer o acolhimento da comunidade, construindo uma escola que seja espaço de escuta, diálogo e participação, onde todos se sintam respeitados e pertencentes”, comentou.
“Em parceria com a Secretaria de Educação, pretendemos desenvolver, ampliar e qualificar projetos pedagógicos que atendam às necessidades dos estudantes e contribuam para o desenvolvimento integral das crianças”, completou Luiza.
Aula Inaugural
Também como parte do início do calendário escolar, os professores da Rede terão uma aula inaugural, em que será feita a recepção oficial dos docentes. O ponto alto é uma palestra sobre saúde emocional, um tema crucial para que esse público possa garantir um ensino de qualidade, promover o engajamento dos alunos e criar um ambiente escolar positivo. A palestra será proferida pela pedagoga e psicanalista clínica, Regina Maria de Castro Simões Pires Todt.
A aula é direcionada a todos os profissionais da educação e está prevista para às 19h no Teatro Municipal. Haverá transmissão online pelo youtube, com link disponibilizado aos servidores no dia do evento.
Confira um mapa da Rede
O destaque fica para o Ensino Fundamental I, que sozinho concentra mais de 6.200 estudantes, seguido de perto pela forte demanda na Educação Infantil (Creche e Pré-escola).
Confira a distribuição de matrículas por segmento:
Segmento de Ensino Número de Alunos
Educação Infantil 4.966
Fundamental I 6.228
Fundamental II 1.021
Ensino Médio 418
EJA (Educação de Jovens e Adultos) 57 alunos
TOTAL GERAL 12.376