Volta às aulas: Ubatuba entrega revitalização de duas escolas da Rede Municipal

Cerca de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba retornaram às aulas nesta segunda-feira, 7. A volta às aulas acontece de maneira 100% presencial e seguindo todos os protocolos de combate à Covid-19. Outro fator que colabora com esse retorno é o avanço da vacinação na cidade, que já imunizou as crianças com mais de 12 anos e, agora, realiza a ação em crianças de 5 a 11 anos- das quais 2303 já tomaram a primeira dose.

Para marcar o início do ano letivo, a Secretaria de Educação também promove a entrega da revitalização de duas das 32 escolas que passaram por obras de reforma e revitalização no município: a EM Senhor João Alexandre, localizada no bairro Sesmaria, cuja solenidade aconteceu às 11 horas, e a EM Padre José de Anchieta, que fica no bairro Sumaré, com cerimônia prevista para 16h30.

A equipe da unidade do Sesmaria comemorou a entrega da obra. “Quem conheceu essa unidade hoje não a reconhece. Em nome de todos os funcionários, agradeço o empenho da administração e da equipe que tornou isso possível”, destacou a gestora da unidade, Rosanea Alves Diniz.

A revitalização contemplou a reforma do telhado, forro do pátio e corredor; colocação de piso em toda a unidade escolar; reforma dos banheiros e cozinha, novo contrapiso e cobertura na entrada da unidade escolar. Sem contar o novo abrigo de gás e instalação de nova rede de gás, caixa d’água e cerca concertina. No total, 300 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) serão beneficiados.

“Cada vez que a gente passava aqui a gente queria uma melhoria e nós conseguimos entregar hoje para a população. Enquanto Educação, temos que cuidar, aplicar bem os recursos para as melhorias e servir bem nossos alunos”, relembrou a secretária da pasta, Fatinha Barros.

A prefeita Flavia Pascoal comentou que a escola não recebia uma reforma como essa há mais de dez anos e disse que fez questão de acompanhar de perto os reparos, fiscalizando e solicitando que fossem incluídas no cronograma algumas adequações que não estavam previstas.

“Não tem como não ficar admirando porque é outra escola, é outra realidade. Essa reforma é muito gratificante para nós, porque nós estamos trazendo um novo espaço para nossas crianças: mais adequado, digno, equilibrado. Além do que, estamos trazendo outros equipamentos para que as aulas fiquem mais interessantes”, frisou.

A prefeita ainda citou a entrega de um laboratório de Ciências e do parque adaptado para a EM João Alexandre. O evento contou com a presença da comunidade escolar, de secretários municipais e dos vereadores Jorginho, Silvinho Brandão, Adão, Josué D’menor e Ita.

Novidade

Na ocasião, a prefeita e a secretária Fatinha anunciaram a ampliação da escola, que deve começar no início de março, e vai contemplar a construção de duas salas de maternal e uma sala de berçário, ainda, com refeitório adaptado – com previsão de entrega para janeiro de 2023. A medida será uma ação paliativa até a construção da Creche no bairro, que também é um objetivo da gestão. Ambas iniciativas buscam atender de maneira adequada a primeira infância do bairro, facilitando o acesso para pais e responsáveis que hoje precisam percorrer uma distância maior para que seus filhos possam desfrutar do serviço.