Poder Executivo Municipal

Emoção marca formatura dos 31 novos GCMs de Ubatuba na manhã desta segunda, 30

Emoção marca formatura dos 31 novos GCMs de Ubatuba na manhã desta segunda, 30

A manhã desta segunda-feira, 30, representou um marco histórico tanto para Ubatuba como para a vida de cada um dos 31 novos integrantes que passaram a compor a Guarda Civil Municipal de Ubatuba. Após 30 anos sem a realização de concurso público para a corporação, os agentes celebraram sua formatura em solenidade realizada em frente ao paço municipal, com a presença de autoridades militares, civis, familiares e população.

A formatura marcou a entrada dos agentes no efetivo da Guarda Civil Municipal, instituição criada em 1994 e responsável pela proteção de bens, serviços e instalações do município, além de atuar de forma complementar na segurança da população.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Ubatuba, Rogério Ramos, destacou o impacto da incorporação dos novos agentes para o município. “Mais segurança e presença nas ruas. Para nós, este momento carrega um simbolismo ainda mais profundo, após 30 anos sem concurso público”, afirmou. Seguindo a mesma linha, o secretário de Segurança Pública, Nilson Roberto dos Santos,

relembrou seus 30 anos de atuação na Polícia Militar e que para ele, é “uma honra de promover o chamamento e a incorporação dos novos GCM’s”.

Representando os instrutores do curso de formação, o coordenador da academia da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, Leonardo, destacou os desafios enfrentados ao longo da formação e os que ainda farão parte da atuação profissional dos novos agentes. “Foram mencionadas algumas das dificuldades que vocês enfrentarão, que já enfrentaram desde o primeiro dia em que se apresentaram na academia, e outras que ainda surgirão ao longo da carreira”, afirmou. Uma parcela desses desafios pôde ser conferida em um vídeo com o resumo do treinamento da tropa.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito de Ubatuba, Custódio Barreto, fez um panorama das ações voltadas à segurança pública no município e o significado da incorporação dos novos guardas ao efetivo. Ele ressaltou, ainda, a importância do apoio familiar na trajetória dos agentes e convidou os formandos a se virarem e homenagearem seus familiares com uma salva de palmas.

A prefeita Flavia Pascoal, ausente por motivos pessoais, enviou um recado em vídeo aos presentes, comemorando a chegada deles à GCM de Ubatuba e parabenizando cada um, juntamente com os familiares, pelo fim desta etapa. Ela ainda se emocionou, relembrando a celebração que aconteceu em São José dos Campos na última sexta,27, em que esteve presente.

Durante a solenidade, também foram entregues certificados de honra ao mérito às três primeiras colocadas do curso de formação: Flavia dos Santos Claro em primeiro lugar, seguida por Thaynara Silva Gonçalves em segundo e Raissa Moara Barbosa Correa em terceiro. Também foi homenageado o secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos, Rafael Gustavo Batista da Silva, em reconhecimento à parceria na realização da capacitação por meio do termo de cooperação entre as cidades

Um dos momentos mais marcados pela emoção foi o ato simbólico de entrega dos nomes de guerra fixados nas fardas dos novos guardas por seus padrinhos e madrinhas, representando a conclusão do período de formação e a integração oficial à corporação.

Ao final da cerimônia, os novos guardas realizaram o juramento e bradaram o seu último “fora de forma”, encerrando, definitivamente, a jornada como alunos.

Trajetória

O processo teve início com o concurso público realizado em 2023, seguido pela convocação dos aprovados e pela etapa final de formação iniciada em outubro de 2025. Durante quatro meses, os formandos participaram de treinamentos teóricos e práticos, conforme diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com conteúdos voltados à legislação, ética, atendimento ao público, defesa pessoal, patrulhamento preventivo, trânsito e primeiros socorros.

/* * VLibras */