Poder Executivo Municipal

COSEMS movimenta economia local na baixa temporada

COSEMS movimenta economia local na baixa temporada

O 28º Congresso dos Secretários de Saúde dos Municípios de São Paulo termina nesta sexta-feira, dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Ubatuba. O evento inaugurou o espaço, marcou a entrada da cidade no ramo do Turismo de Negócios, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas e movimentou todos os setores da economia local.

Proprietário do Restaurante e Pizzaria Perequim, João Carlos Vieira Bianchi comenta que promoveu um almoço para a equipe do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, na última quinta-feira e o evento foi um sucesso.

“Reunimos cerca de 100 pessoas no encontro e estamos muito satisfeitos com o movimento gerado pelo congresso nesses últimos três dias. Para o turismo, haverá uma Ubatuba antes e uma depois do COSEMS. Nossa cidade vive de turismo e espero ver muitos outros eventos tão bem organizados como este”, pontuou Bianchi.

Bruno Oliveira, proprietário e diretor geral da Operadora Mar e Serra Turismo, também comemora a vinda do COSEMS. Para ele, o Turismo de Negócios fortalece o município, atraí um tipo excelente de visitante, com bom poder aquisitivo, e vontade de explorar todas as facetas do trade turístico, além de ser uma oportunidade ímpar para sua agência apresentar à população e aos parceiros o que significa “turismo receptivo”.

“Esse tipo de visitante, diferente do visitante “comum” de Ubatuba, utiliza toda a cadeia de turismo da cidade: rede hoteleira, gastronômica, taxis, guias e etc. Estivemos no evento com nossa equipe de receptivo e o resultado foi muito bom, não só para mim como para todos os meus fornecedores, que prefiro chamar de parceiros. Tenho certeza que muitos congressistas voltarão com suas famílias para passar férias por aqui”, afirmou Oliveira.

Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba e presidente do Convention & Visitors Bureau de Ubatuba, conta que 23 empresas locais ligadas à entidade compraram, em parceria, uma das cotas de patrocínio. Segundo Gallo, o estande do grupo exibiu toda as opções de turismo em Ubatuba e o resultado foi positivo.

“O COSEMS é um marco para o turismo ubatubense. Com o Centro de Convenções regularizado, podemos batalhar no sentido de captar novos eventos para a cidade e quebrar a tão falada “sazonalidade”. O COSEMS também serviu de aprendizado para aprimorarmos o receptivo desses turistas. Parabenizo a Comtur e tenho certeza que esses eventos vão gerar lucro para o empresariado”, disse Hugo.

Presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba, Walter José Vieira informa que o COSEMS foi excelente para o segmento e triplicou o volume de trabalho da categoria. “Temos muito a comemorar. O movimento dessa semana superou todas as expectativas”.

Jackson Alexandre Prado, proprietário da Ubatuba Vans, confirmou a informação de Vieira. “O congresso garantiu três ótimos dias de trabalho para nossa frota. Foram nove vans rodando sem parar e observarmos toda a rede turística da cidade funcionar”, contou Prado.

Juliana Dill, gerente da pousada Viva Mar, uma dos estabelecimentos cadastrados pela Secretaria de Turismo para receber os visitantes do COSEMS, informa estar com 100% dos leitos ocupados. “Ficamos muito satisfeitos. Em uma semana comum de abril, nossa ocupação seria de no máximo 50%”, comemora Dill.

Já Marcello Siani, proprietário do Hotel Pousada Ancoradouro, também cadastrada na Setur, afirma que este tipo de evento é importante em vários sentidos e informa que nesta semana, em função do congresso, sua taxa de ocupação saltou de 15% para 50%.

“Primeiro que o movimento gerado pelo COSEMS independe do tempo”, lembra Siani. “Em outra frente, o turismo de negócios chega para amenizar a sazonalidade e facilita para mantermos uma mão de obra qualificada o ano todo”, continua Marcello. “E para finalizar, vejo o Turismo de Negócios em Ubatuba como um bebê que está nascendo. Representa um primeiro e importante passo nesse sentido”, finaliza.

/* * VLibras */