Poder Executivo Municipal

Ser diferente é normal: Escola comemora Dia Mundial da Síndrome de Down

Ser diferente é normal: Escola comemora Dia Mundial da Síndrome de Down

EM Marina Salete faz alusão à campanha internacional ” Lots of Socks”

A campanha “Lots of Socks” (que significa Muitas Meias) é uma iniciativa global que ocorre anualmente no dia 21 de março para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste dia, as pessoas são encorajadas a usar meias coloridas e extravagantes para aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down e celebrar a diversidade.

Este é o segundo ano que a EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral, do Perequê-Açu, promove o evento na data com a participação dos professores, funcionários e alunos. De acordo com a vice-diretora da unidade, Mayriele Germano, se trata de “um gesto simples e que celebra a beleza da diversidade.

“Ano passado fizemos esta ação e foi muito bem aceita e divertida.  Nossa aluna Maia, que tem a Síndrome de Down, me viu com as meias invertidas e coloridas e me deu um abraço tão gostoso, pois ela sabia que estava assim por ela e por tantas outras crianças”, destacou. “É uma forma simples de mostrar a eles que ser diferente é normal”, complementou.

A vice-diretora lembrou que, inclusive, essa foi uma ideia da mãe da estudante em 2020, mas que não foi colocada em prática naquele ano devido à pandemia.

Atualmente, a EM Marina Salete conta com três crianças com Síndrome de Down.

Saiba mais sobre a data

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a data de conscientização global celebra a vida das pessoas com a síndrome e garante que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria.

 

/* * VLibras */