Cidade apresenta alto risco de deslizamento de massa
A Defesa Civil de Ubatuba trabalha, na noite desta quarta-feira,6, em diversas ocorrências decorrentes das chuvas no município. A primeira medida foi a interdição da Estrada do Monte Valério devido à queda de árvores.
Além disso, equipes acompanham os moradores dos bairros Taquaral e Agelim, onde o nível da água já está elevado, invadindo algumas residências. Algumas famílias foram levadas para a EM José Simeão, acolhidas pela Secretaria de Assistência Social. Até manhã desta quinta-feira, 7, são quatro famílias com seis adultos e 10 crianças/adolescentes.
Os bairros Colônia de Férias e Pé da Serra também foram atingidos por enxurradas e, por isso, a Defesa Civil solicitou providências ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela rodovia Oswaldo Cruz, para a interdição do trecho para evitar acidentes. Foi registrada, ainda, queda de barreira na serra que dá acesso ao município.
O órgão ainda atendeu ocorrências de queda de árvores na rua Conceição e alagamentos no bairro Mato Dentro.
Um boletim especial da Defesa Civil estadual apontou que os acumulados de chuva em Ubatuba estão muito altos e que a tendência é que a situação permaneça até sexta-feira,8, o que deixará o solo ainda mais encharcado, aumentando os riscos de deslizamentos de terra.
É importante reforçar as recomendações da Defesa Civil para a população não enfrentar enxurradas e, principalmente os moradores de áreas de riscos, redobrarem a atenção diante de sinais, como rachaduras. Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o telefone 199 ou pelas redes sociais oficiais do órgão em Ubatuba.
Confira os índices pluviométricos mais altos em 72 horas, segundo o boletim estadual:
Lagoinha – 111mm
Figueira – 72 mm
Araribá – 54 mm
Praia do Lázaro – 36mm
Confira os índices de 72 horas na manhã desta quinta-feira, 7
Figueira – 262.8 mm
Lagoinha – 160.29 mm
Itamambuca – 135.28 mm
Araribá – 89.65 mm
Centro – 76.15 mm
Abastecimento de água
A Sabesp informou que o alto volume de chuva afetou muito as captações, pois a água desceu com muita sujeira como areia, lama e folhas, o que acabou prejudicando bastante os sistemas. Por enquanto, todos os sistemas estão paralisados e a Concessionária apura melhor a situação para analisar a previsão de retorno, que está prevista para o período da tarde.
Por isso, a Sabesp solicita que os munícipes possam utilizar a água da caixa d’água forma racionada para que seja suficiente até a retomada do abastecimento.
Aulas
Devido às fortes chuvas, a Secretaria de Educação decidiu dispensar os alunos de algumas unidades nesta quinta-feira, 7. São elas: Anchieta, Olga Gil, Honor Figueira, Emei José Carlos., EM Prefeito Silvino e EM José Simeão, que está abrigando as famílias.
Alunos e professores estão com dificuldades em acessar as unidades e, além disso, os problemas com o abastecimento de água prejudicam ainda mais a situação e, por isso, as aulas foram suspensas.
Serviços de Saúde
Devido à falta de água na cidade, a Secretaria de Saúde decidiu suspender os atendimentos de rotina a partir das 14 horas desta quinta-feira, 7, e os postos serão fechados.
Os atendimentos serão reagendados .
Nos postos de saúde que possuem o Pronto Atendimento, como Ipiranguinha e Maranduba, o funcionamento permanece.
Unidades de Assistência Social
Também em decorrência da falta d’água, o Creas também interrompeu atendimento a partir das 14 horas.
Última atualização – 07/03 às 14h31