Prefeitura intensifica combate e controle da Dengue

A equipe da Secretaria de Saúde intensificou nos últimos meses as ações de controle e prevenção da Dengue. Todos os setores de Vigilância, os Agentes de Endemias e os Agentes de Saúde participam da luta contra a doença.

Ao mesmo tempo, a Rede de Atenção Básica ampliou o atendimento à população e também está preparada para o receber casos suspeitos de dengue. No total, 11 Posto de Saúde foram equipados para atender os pacientes.

Desde o segundo semestre de 2013, a equipe do Controle de Endemias executa diferentes atividades no sentido de diminuir a infestação do mosquito Aedes aegypti. Em algumas dessas atividades, a equipe contou com a importante colaboração dos Agentes de Saúde das regiões contempladas.

Os Agentes de Endemias priorizam os casos suspeitos e confirmados de Dengue, com foco nas atividades que envolvem a eliminação de criadouros e a aplicação de inseticida.

Neste contexto, os Agentes de Saúde colaboram informando a população e realizando a Busca Ativa – iniciativa que tem o objetivo de detectar possíveis casos na localidade .

Entre janeiro e março de 2014, os bairros considerados infestados foram alvo de atividades de “Arrastão”. As ações visam principalmente a eliminação de criadouros deixados em ruas ou em terrenos baldios.

Nas residências, foram realizadas atividades de bloqueio e controle de criadouros. Mais de 5 mil imóveis no município receberam as visitas.

Outra atividade que se tornou rotina é a nebulização (aplicação de inseticida). De acordo com as normas, a aplicação deve aconecer num raio de 500 metros (9 quarteirões) do local onde está o caso confirmado. Até o momento cerca de 2500 imóveis receberam a aplicação.

A equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação) continua suas atividades nas escolas do município. As ações incluem palestras para adultos e crianças, teatro e trabalhos contínuos de divulgação sobre prevenção à doença em redes sociais, além de atender a população, esclarecer dúvidas e checar denúncias.

Diretor do Departamento Técnico de Vigilância Ambiental, Benedito Carlos Corrêa conta que a equipe tem priorizado a transparência com a população e segue atentamente os casos confirmados. “Os resultados são acompanhados diretamente pelos órgãos estaduais competentes,” afirma Corrêa.

Já o coordenador Jorge Ribeiro, afirma que a equipe trabalha duro para conter o avanço da doença e leva em consideração o fato da temporada ter sido intensa. “Há um grande número de casos nas cidades vizinhas e muitos dos nossos turistas vêm desses municípios possivelmente infectados. Infelizmente, a Dengue se espalha rapidamente e de forma silenciosa. Portanto, não vamos medir esforços e pedimos a ajuda da população nessa campanha”, explica Ribeiro.