Poder Executivo Municipal

Confira quem está habilitado a participar da eleição do Comas

Confira quem está habilitado a participar da eleição do Comas

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) divulga o resultado final dos habilitados do Edital nº 001/2025 para a assembleia de eleição da sociedade civil, que definirá a representação para o biênio 2026–2028.

No segmento usuários ou organização de usuários, com duas vagas titulares e duas suplentes, está habilitada Meiriele Thamires Nogueira. Entre as Organizações da Sociedade Civil prestadoras de serviços inscritas e registradas no COMAS, segmento que conta com três vagas titulares e três suplentes, estão habilitadas a APAE de Ubatuba – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba ), a APEAU – Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba, o GAIATO – Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais , a Guarda Mirim de Ubatuba ), o Projeto Namaskar e o Samaritano São Francisco de Assis – Casa de Passagem Ubatuba. No segmento Trabalhadores do SUAS, com uma vaga titular e uma suplente, está habilitada Cynthia de Freitas Vassão.

A eleição aconte na próxima terça-feira, 03, na Casa dos Conselhos, localizada na rua Paraná, nº 257, Centro,. O início está organizado por segmento: às 9h para Usuários ou Organização de Usuários, às 9h30 para Organizações da Sociedade Civil prestadoras de serviços registradas no COMAS e às 10h para Trabalhadores do SUAS. Haverá tolerância de 10 minutos para todos os horários, e após esse período não será permitida a participação. Os representantes credenciados devem apresentar documento oficial com foto e assinar a lista de presença. Todas as informações podem ser conferidas em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/diariooficial/comunicado_001-2025_de_2026/ .

Mais sobre o Comas

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) é o espaço onde o poder público e a sociedade civil participam juntos da condução da política de assistência social no município. Ele integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem função de deliberação, fiscalização e acompanhamento das ações voltadas à proteção social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Na prática, o conselho acompanha como os recursos da assistência social são utilizados, analisa e aprova planos, programas e serviços, além de avaliar a execução das políticas públicas na área. Também é responsável por normatizar, acompanhar e registrar entidades e organizações que atuam na rede socioassistencial do município, garantindo que os serviços ofertados estejam de acordo com as diretrizes do SUAS.

 

/* * VLibras */