COSEMS começa com recorde de secretários inscritos

Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, o 28º Congresso dos Secretários de Saúde dos Municípios de São Paulo começou nesta quarta-feira, dia 2 de abril, e estende-se até sexta-feira, dia 4 de abril, no Centro de Convenções da cidade.

O evento inaugura o espaço, tem como tema: SUS 25 anos: desafios e prioridades e reúne cerca de 2,5 mil pessoas, entre secretários de Saúde, suas equipes e profissionais da área.

A solenidade de abertura aconteceu no começo da noite e contou com a presença de Artur Chioro, Ministro da Saúde, do prefeito Mauricio, da secretária municipal de Saúde, Ana Emília Gaspar, do secretário de Estado da Saúde, David Uip, de Fernando Monti, presidente do COSEMS/SP e secretário municipal de Saúde de Bauru, entre outras autoridades.

Segundo a organização do congresso, as inscrições foram um sucesso e o evento é o maior em número de inscritos em seus 28 anos de história.

“São mais de 200 secretários inscritos. Isso mostra a força e o comprometimento desses profissionais, sobretudo no sentido de desenvolver e aprimorar o Sistema Único de Saúde”, informou Fernando Monti.

“Viemos aqui para avaliar os 25 anos do SUS e propor estratégias para aperfeiçoá-lo. Nesse contexto, a troca de experiência entre os gestores é fundamental”, completou o presidente do COSEMS/SP.

Em seu discurso, Mauricio afirmou ter assumido o desafio de buscar soluções para a saúde em Ubatuba, lamentou ser este um problema de muitos outros municípios paulistas e prometeu trabalhar por um desenvolvimento associado a serviços públicos de qualidade.

O prefeito também comemorou a vinda do COSEMS para a cidade e a inauguração do Centro de Convenções. “Esse tipo de evento é muito importante para movimentar nossa economia. Esperamos que vocês aproveitem a rede hoteleira, o comércio, os restaurantes e tudo mais que Ubatuba tem para oferecer. E que voltem nas férias para curtirem uma praia”, brincou Mauricio.

Pedro Paulo Orabona, conhecido empresário local, esteve presente na solenidade e vê com bons olhos o COSEMS.

“Além de gerar empregos, mesmo que temporários, o congresso chega para promover o turismo de negócios e movimentar a cidade. Ao mesmo tempo, estamos plantando uma semente. Tenho certeza que muitos desses congressistas voltarão com suas famílias nas férias”, avaliou Orabona.

Em sua fala, Arthur Chioro, Ministro da Saúde, destacou a importância da troca de experiências durante o COSEMS, deu ênfase na imprescindível criação de uma pauta para orientar os municípios na construção da agenda do SUS e defendeu um sistema de saúde universal, não só para quem pode pagar.

“A saúde não pode, nem deve ser tratada como mercadoria. Desde a vitória do presidente Lula em 2002, lutamos por uma política de saúde pública universal, gratuita, sob controle social”, discursou no encerramento da cerimônia.

Turismo de negócios

Os representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte confirmaram que o congresso movimentou toda a rede hoteleira da cidade, sobretudo na região central e no entorno do Centro de Convenções, onde estabelecimentos registraram ocupação total.

“Há 30 anos lutávamos para ter um evento desse porte aqui em Ubatuba. Esse tipo de encontro é muito importante para combater a sazonalidade turística”, afirmou José Carlos de Souza, presidente do sindicato.

José Lindolfo Candinho, presidente da Comtur, celebra a abertura do Centro de Convenções. “Executamos todas as obras e o acabamento do espaço, conseguimos todas as licenças que faltavam e o evento é um sucesso em todos os sentidos. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, contou Candinho.

Nilva Zanini, auditora do SUS em Americana, conta que a equipe da pasta está quase inteira em Ubatuba. “Viemos em 38 pessoas e estamos muito satisfeitos com o que vimos. O evento está muito bonito”, disse Zanini.