Poder Executivo Municipal

Declaração anual do MEI de 2023 deve ser realizada até dia 31 de maio

Declaração anual do MEI de 2023 deve ser realizada até dia 31 de maio

 

A declaração anual dos Microempreendedores Individuais (MEI) devem ser realizadas até o dia 31 de maio para que as empresas se mantenham regularizadas. Mesmo sem movimentação no ano de 2023, a declaração é obrigatória, e erros ou omissões podem acarretar em multas, que variam conforme o tempo de atraso e o faturamento anual.

 

O que é MEI?

 

O MEI foi criado em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. É um tipo de empresa simples, que se ajusta muito bem às pessoas que trabalham por conta e não têm sócios.

Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social.

Para enquadrar no MEI o faturamento deve ser até R$ 81.000,00 anualmente e ter no máximo, um empregado.

“Quem é MEI tem acesso aos benefícios da Previdência Social como aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade”, explica Isabel Santos, agente de desenvolvimento do Sebrae.

Conte com o SEBRAE

O Sebrae oferece suporte presencial em Ubatuba. “Você pode nos encontrar no Supermercado Shibata, na Rodovia Oswaldo Cruz, 850, piso térreo. Conte com o suporte do Sebrae para manter sua empresa em ordem e evitar penalidades. Também é possível fazer a declaração online” informa Isabel.

Declaração Online

Além do apoio presencial há a possibilidade da declaração ser realizada online.  Confira as instruções.

  1. Acesse o site da declaração anual do microempreendedor individual [aqui](http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/dasnsimei.app/Identificacao), digite o número do seu CNPJ e clique em “Continuar”.
  2. No menu “Declarar/Retificar”, selecione o ano desejado e prossiga conforme as instruções no sistema, inserindo os valores recebidos pela empresa no ano, discriminando as receitas de comércio e indústria, e da prestação de serviços.
  3. O sistema exibirá um relatório dos tributos. Verifique e, se estiverem corretos, transmita a declaração.
  4. Após a transmissão, salve o comprovante em PDF clicando em “Recibo de entrega”.
/* * VLibras */