
Em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria de Saúde promove o “Dia D da Vacinação – Edição Outubro Rosa”.
A mobilização acontece no dia 18, das 8h às 17h, em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas por todas as regiões da cidade e vai disponibilizar exames preventivos relacionados a saúde da mulher e vacinação tendo foco principal na atualização de caderneta e reforço das vacinas de rotina para crianças e adolescentes até 18 anos, com emissão de certificado vacinal para matrícula na Rede Municipal de Ensino.
A ação está prevista nas unidades dos bairros Centro (Cícero Gomes), Araribá, Ubatumirim, Itamambuca, Fazenda da Caixa, Perequê-Açu, Poruba Horto, Ipiranguinha, Jardim Carolina, Marafunda, Estufa I, Estufa II A, Estufa II Praça, Sesmaria, Itaguá, Lagoinha, Sertão da Quina, Maranduba, Rio Escuro, Perequê Mirim, Saco da Ribeira e Corcovado.
Dia D Outubro Rosa
Referente ao Dia D Outubro Rosa, as unidades participantes oferecerão uma série de atendimentos gratuitos voltados à promoção da saúde integral da mulher, como avaliação clínica das mamas, encaminhamento para mamografia, coleta de preventivos (Papanicolau), além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.
“A campanha Outubro Rosa é um convite para que as mulheres cuidem de si com atenção e carinho. É um momento de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce, pilares fundamentais para garantir mais saúde e qualidade de vida”, destacou a secretária municipal de Saúde, Simone Brito.
Dia D Multivacinação
Já o Dia D da Multivacinação disponibilizará imunização a toda a população e faixa etária, entretanto, tendo como prioridade a vacinação de crianças e adolescentes até 18 anos para atualização da carteirinha e emissão do certificado, documento necessário no período de matrícula e rematrícula escolar.
“O Dia D faz parte de um calendário nacional e é mais uma oportunidade para que as pessoas mantenham suas condições de vacinas adequadas, e assim contribuir para a prevenção individual e coletiva de doenças”, salientou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.