Ubatuba sedia festival internacional de Software Livre

Com apoio da Prefeitura de Ubatuba via Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, a primeira edição do FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) aconteceu no último dia 26 de abril na sede da Unitau, centro.

O evento aconteceu simultaneamente em várias cidades do Brasil e da América Latina, reuniu profissionais, estudantes e interessados na utilização de soluções livres em tecnologia da informação.

Organizado em parceria com o militante em tecnologia Victor Fragoso, ubatubense e estudante da Universidade Federal do ABC, o festival contou com palestras e workshops com os temas: Internet das Coisas, Projeto Cauá, Linux, Programação Schell Script, HTML, CSS, JavaScript e Arduíno.

O Prefeito Mauricio (PT) participou da cerimônia de abertura e enfatizou a importância de cerimonias como esta na cidade. “Estamos em um momento onde a discussão sobre tecnologia tomou uma nova proporção, principalmente com a recente aprovação do Marco Civil da Internet. Trabalhamos para Ubatuba tornar-se um polo de projetos de tecnologia e assim atrair investimentos e empresas do setor para a cidade”, pontuou o prefeito.

O FLISOL contou com a participação de alunos dos cursos técnicos de Informática da E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves e da Etec Paula Souza de Caraguatatuba – Extensão de Ubatuba, além de interessados e entusiastas em software livre.

Ubatuba foi a única cidade do Litoral Norte a sediar o evento e continuará a recebê-lo nos próximos anos no sentido de aproximar a tecnologia do cotidiano do município e de seus habitantes.