Tradição, prêmios e muita folia para todas as idades na Praça da Matriz

As marchinhas de carnaval são um dos gêneros musicais que mais contagiam os foliões durante os dias de festa. Inspiradas nas antigas marchas populares portuguesas da década de 1930, ganharam, no Brasil, ritmo mais acelerado e letras marotas sobre o cotidiano social.

Apesar de ofuscadas com a ascensão das escolas de samba na década de 1960, as marchinhas voltaram a reinar nos anos 2000. A cada ano, artistas compõem novas marchinhas para alegrar o carnaval e antigas melodias aparecem no atual repertório do carnaval.

Em Ubatuba, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart) promove o tradicional Festival das Marchinhas desde o ano de 2004, na Praça da Matriz, adotada como sede do evento.

Nessa 17º edição, 30 marchinhas já foram selecionadas para se apresentar no palco da praça e disputar a empolgante competição, entre os dias 8 e 10 de fevereiro.

“O Festival das Marchinhas é uma manifestação artística que resgata nossas tradições e preserva na memória as raízes culturais de Ubatuba. Além da importância identitária, o festival traz muita animação ao carnaval”, comenta o presidente da Fundart, Luiz Bischof.

Os artistas selecionados participarão de ensaios preparatórios para o festival e, além de concorrerem ao prêmio de melhor marchinha, também disputarão na categoria melhor intérprete e melhor fantasia.

Para os compositores, o primeiro lugar ganha R$ 2,5 mil; o segundo colocado leva R$ 2 mil; e o terceiro fica com R$ 1 mil. Para o melhor intérprete será entregue R$ 600,00; e o vencedor da melhor fantasia leva para casa um troféu.

Após o encerramento da competição das Marchinhas, a folia não acaba. Do dia 10 ao dia 13, a Praça da Matriz traz matinês para a criançada e o famoso Baile de Carnaval.

Confira a lista das marchinhas classificadas:

NOME MARCHINHA
Eric Faulhaber Marchinha da bicicleta
Roger Prado de Souza Sorvete de feijão
Roger Prado de Souza Saudosa Iperoig/80
Célio da Cruz O Bicho pega
Lucia Mattos Fanfarra
Lucia Mattos Carnaval poesia
Célio da Cruz Oi
Rogéria Ribeiro do Amaral Pegando fogo
Júlio César Mendes A Lua e o Sol
Júlio César Mendes Boneca de Ventríloquo
Pedro Carlos Macedo Milho folia
Felipe Silva de Almeida Frevo da ressaca
Andréa Moraes de Lacerda Festa de verdade
Luiz Geraldo Tracchi Qual é o bicho?
Luiz Geraldo Tracchi Bolinhas de Sabão
Pedro Victor dos Santos Terra de Caiçara
Pedro Victor dos Santos Dança do boi pirado
João Bosco Pimentel Rosa Peão Carreiro, Mestre-Sala Sonhador
Cláudio Marcos Jacob Dieta da banana
Eduardo Pessoa de Queiroz Cuidado com Supremo
Eduardo Pessoa de Queiroz O melhor carnaval do mundo
Manoel Emygdio dos Santos A Banda em que toquei
Manoel Emygdio dos Santos Vou pra rua
Mônica Pereira Rabello Magalhães Cadê o meu dinheiro?
Mônica Pereira Rabello Magalhães Nosso Carnaval
Thiago José Diogo Alves Oliveira Bloco Última Hora
Rosiane Aparecida Keterí Noventa Juntos numa só sintonia
Paulo Wladimir Zanin da Motta É TPM ou é TPA?
Luciana Souza Gutlich Tio Juvenal
Luiz Alberto de Oliveira Ribeiro A fantástica fábrica de míssil