Poder Executivo Municipal

Arte, Folclore e Cultura Popular dominam Ubatuba de 23 a 28 de janeiro

Arte, Folclore e Cultura Popular dominam Ubatuba de 23 a 28 de janeiro

Ubatuba é rica em história e cultura. Como uma forma de valorizar ainda mais esse segmento, a cidade recebe o Festival Palco Culturando (FPC) de 23 a 28 de janeiro.

A primeira atividade que integra a programação é o curso de capacitação em Gestão Cultural, denominado “Novos parâmetros para o fomento à cultura no Brasil e orientações quanto a prestações de contas da LPG”, ministrado pelo professor Edemilson José do Vale.

O projeto é contemplado pelo edital do programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – ProAC, instituído pela Lei Estadual nº 12.268/2006, que regulamenta a oferta de patrocínios culturais no estado com a maior economia do Brasil.

O curso, que acontece no primeiro dia, 23, às 14 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU), abordará dicas eficazes para prestação de contas da Lei Paulo Gustavo e trará um mapa mental atualizado dos principais meios de fomento e financiamento à cultura no Estado de São Paulo.

“Vamos informar e esclarecer dúvidas aos fazedores de cultura, agentes, produtores e empresários sobre as novas leis de fomento ao setor. Falaremos sobre o novo decreto de fomento, sobre a Política Nacional Aldir Blanc e orientações técnicas sobre a prestação de contas da Lei Paulo Gustavo já em execução. O curso será realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Culturando de forma gratuita e com certificado de participação”, comentou o professor Edemilson José do Vale.

Interessados têm de 15 a 19 de janeiro para se inscrever online pelo site www.semearproducoes.com. As vagas são limitadas. O curso é voltado para empreendedores, agentes e produtores culturais, gestores públicos e promotores de arte e cultura interessados no financiamento público de ações e projetos no setor.

Festival Palco Culturando

A programação do FPC acontecerá em vários pontos da cidade e as atrações contemplam música, dança, circo, cineclube, contação de histórias e outras vertentes que compõem a programação, além de feiras de artesanato caiçara e de agroecologia.

Todas as atividades são gratuitas. O evento é uma realização da Semear Produções, que realiza o FPC há 14 anos, e do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – PROAC/ICMS, com apoio cultural de empresa alimentícia e institucional da Prefeitura de Ubatuba.

/* * VLibras */