Poder Executivo Municipal

Escola de Ubatuba conscientiza alunos sobre prevenção à dengue

Escola de Ubatuba conscientiza alunos sobre prevenção à dengue

Participaram 70 crianças das ações de identificação e eliminação dos criadouros do Aedes

Em uma iniciativa educativa e proativa, a Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza, localizada na Figueira, promoveu atividades voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Consciente da importância do envolvimento da comunidade escolar na prevenção dessas doenças, a instituição tem incentivado alunos, professores e funcionários a se unirem nesse combate, principalmente, porque a cidade se encontra em situação de emergência. Segundo o último boletim emitido no dia 18, o número de casos positivos para a doença é de 1529.

A iniciativa foi da coordenadora Juliana Garcia, que reuniu professoras dos terceiros e quartos anos para falarem e conscientizarem seus alunos. “Em uma das turmas de terceiro ano, os alunos confeccionaram cartazes e folderes. Uma das alunas pediu até uma quantidade significativa de cópias para distribuir em seu bairro”, comemorou Juliana.

Outra iniciativa surpreendente foi a capacidade de envolver alunos com necessidades especiais na mobilização. “Uma das turmas de terceiro ano tem um aluno com cegueira total e a professora confeccionou um protótipo do mosquito, para que ele tivesse a oportunidade tocar e conhecer o transmissor da dengue”, explicou.

Após todas as atividades em sala de aula, as crianças andaram ao redor da escola procurando focos de possíveis criadouros do mosquito e até retiraram lixo. Uma turma de quarto ano nomeou e responsabilizou sua turma, denominando-a de “caça mosquitos”.

“Os alunos se conscientizaram da importância de cuidar do ambiente em que vivem, eliminando focos em sua própria casa, escola e até pela vizinhança”, afirmou. “É um trabalho de responsabilidade e cuidado com o próximo diante de tantos casos confirmados em nossa região”, finalizou.

Ao todo, a ação envolveu em torno de 70 alunos entre três turmas.

 

 

/* * VLibras */