
Nesta sexta-feira, 8, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maranduba recebeu seus novos uniformes. Todos os colaboradores foram contemplados – desde administrativos, até médicos e profissionais da saúde (equipe de enfermagem, técnicos de enfermagem, TI, médicos, assistência social, farmácia).
Além de valorizar e oferecer condições dignas de trabalho aos servidores, pois se trata, também, de um equipamento de proteção individual, a medida facilita a padronização da equipe e a identificação de cada tipo de profissional pelos usuários do equipamento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma das premissas foi a qualidade do material, que, em grande parte, foi Brim, Gabardine e Two Way.
Ao todo, foram entregues: 208 conjuntos privativos , 116 camisetas gola careca, 85 calças brim, 71 camisas masculinas social, 71 calças masculinas, 71 blazers, 82 camisa social feminina, 82 calça social feminina, 82 calça social feminina e 81 jalecos
A secretária municipal de Saúde, Simone Brito, destacou que a entrega dos uniformes é mais um avanço no fortalecimento do serviço. “A padronização visual e a segurança no trabalho são importantes para a identidade da equipe e para o acolhimento da população. A UPA Maranduba aproxima o atendimento da comunidade do sul do município, garantindo mais agilidade, resolutividade e qualidade nos serviços prestados”, afirmou a secretária.
Quem também comemorou o recebimento dos uniformes foi a gerente de enfermagem da unidade, Ana Paula Otilia. “A entrega desse uniforme foi muito esperada por nós. Estamos muito felizes com essa conquista”, frisou.
Mais sobre a UPA
Enquanto ainda se encontra na etapa final da obra, a UPA já opera 24 horas por dia, com equipe multiprofissional e estrutura ampla, que inclui consultórios, salas para vacinas, coleta, curativos e procedimentos, além de farmácia, odontologia, esterilização, almoxarifado e setor administrativo. Desde julho de 2024, a unidade registrou avanços após a sua readequação – passando de Pronto Atendimento para, agora, oficializada UPA. Essa transformação permitiu a ampliação dos serviços, incluindo exames laboratoriais e de imagem com a recente instalação de aparelho de raio-X e tomógrafo.
Além das melhorias já implementadas, a obra da UPA segue em andamento, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento, otimizar os fluxos internos e oferecer ainda mais conforto a pacientes e profissionais. “Quando totalmente finalizada, a unidade se consolidará como um ponto de referência em urgência e emergência para a região sul, contribuindo para a descentralização dos serviços e o fortalecimento da Rede Municipal de Saúde”, finalizou Simone.