Poder Executivo Municipal

Censo Demográfico 2020 é tema de reunião em Ubatuba

Censo Demográfico 2020 é tema de reunião em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba participou na sexta-feira, 11, de reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020, organizada pela Agência São Sebastião do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Participaram do encontro representantes do gabinete do Prefeito, das secretarias de Assistência Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente e Saúde, bem como da Câmara Municipal, da Associação Comercial de Ubatuba e do Fórum de Comunidades Tradicionais.

Realizado a cada 10 anos, o censo ou recenseamento demográfico é o estudo que permite fazer um retrato extenso e profundo da população brasileira e de suas características socioeconômicas. A pesquisa será feita em todo o Brasil, correspondendo a uma área de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, 5.570 municípios e cerca de 71 milhões de habitantes. As informações do Censo são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

O encontro em Ubatuba socializou informes sobre a metodologia a ser aplicada nas visitas aos domicílios do município, apresentou os mapas que auxiliarão na coleta de dados, as necessidades de apoio para a equipe local do IBGE, o calendário dos processos seletivos para contratação de recenseadores e esclareceu dúvidas dos participantes.

Em Ubatuba, serão visitados um total de 28.981 domicílios, inclusive aqueles em áreas consideradas de interesse estatístico como os quilombos e as aldeias indígenas, e serão instalados dois postos de coleta de apoio ao trabalho dos recenseadores: um na região Central (para bairros do Norte, Oeste e Centro) e outro na região Sul.

A estimativa do IBGE para 2019 é de que a população atual de Ubatuba esteja em 90.719 pessoas. “O Censo 2020 é que irá dar um retrato atualizado da população”, informou Marcilio Quirino de Oliveira Filho, coordenador de área do Censo 2020.

A equipe do IBGE reforçou a importância de que os presentes ajudem a divulgar os processos seletivos para que a população da cidade se inscreva. Está em andamento um concurso para seleção de um agente censitário operacional e um coordenador censitário para a subárea, , com base em Caraguatatuba e término de inscrição em 15 de outubro. O IBGE realizará ainda dois processos seletivos para contratação de um total de 93 recenseadores e 10 supervisores.

IBGE Educa

O IBGE atua há mais de 80 anos em pesquisas sobre o Brasil, seu território e sua população e reforça-lo como fonte de informações junto à sociedade é outro aspecto importante nesse processo de organização do Censo Demográfico.

Para isso, durante a reunião foi apresentada a iniciativa do IBGE Educa, que busca aproximar alunos e professores das informações sistematizadas pelo IBGE. O portal traz propostas de atividades e recursos para os professores e conteúdos adequados para alunos de várias idades, com informações atualizadas e variadas sobre as diversas realidades brasileiras. Para saber mais sobre o IBGE Educa, visite a página: www.educa.ibge.gov.br.

A próxima reunião de atualização sobre o Censo está prevista para o início de 2020.

Para mais informações sobre o Censo 2020 em Ubatuba, o contato é (12) 3892-1593 email: marcilio.oliveira@ibge.gov.br

1014-reuniao-censo2020

Funcionario
/* * VLibras */