Prefeitura organiza mutirões contra a Dengue

A Prefeitura de Ubatuba organiza mutirões na próxima semana para combater e prevenir a Dengue nos bairros da cidade onde o número de casos é maior.

Os mutirões acontecem no Ipiranguinha na próxima terça-feira, dia 22 de abril, no Centro na quarta-feira dia 23, e no Perequê-Açu na quinta-feira dia 24.

A previsão é de que os trabalhos comecem às 9 horas.

Colabore permitindo a entrada dos agentes e eliminando criadouros.

Faça sua parte!

Operação Especial

O número de casos de Dengue aumentou bastante na região e no município nas últimas semanas e a Secretaria de Saúde preparou uma operação especial no sentido de prestar um atendimento completo à população ubatubense.

Desde a última segunda-feira, os Agentes de Saúde informam à população sobre a abertura de unidades de referência em dez bairros para coleta de exames e aplicação de medicação endovenosa, caso necessário.

São elas: Itagua, Estufa 2 (Sesmaria), Sumaré (Estufa 1), Perequê Açu 1 (Taquaral, Itamambuca, Casanga, Região Norte) , Perequê Açu 2 (Taquaral, Itamambuca, Casanga, Região Norte), PA Ipiranguinha (Marafunda, Horto, Pq dos Ministérios, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças), Jd Carolina (Monte Valério, Ressaca, Bela Vista, Perequê Mirim (Enseada, Toninhas), Saco da Ribeira (Rio Escuro, Praia Dura, Corcovado, Fortaleza), PA Maranduba (Lagoinha, Sertão da Quina, Araribá, Tabatinga). O horário de funcionamento será o habitual.

Além disso, é preciso ressaltar que todas as unidades estão orientadas a acolher os suspeitos de Dengue, realizar a classificação de risco e encaminhá-los para coleta de exames em uma das unidades citadas acima.

“Temos uma situação bem melhor do que no verão passado, mas os registros atuais indicam que precisamos permanecer em alerta. A curva revela que o risco maior de ser infectado é agora em abril. O momento é de intensificar as ações e aproximá-las da população”, explica a secretária de Saúde, Ana Emília.

Apoio à Santa Casa

A Secretaria de Saúde informa ainda que comprou 1 mil testes de NS1 (diagnóstico rápido de Dengue).

Até o momento, cerca de 500 exames foram executados pelo Laboratório da Santa Casa, principal porta de entrada de pacientes.

Foram adquiridos também 500 criotubos (utilizados para coleta de Isolamento Viral da Dengue), materiais e testes rápidos. Ao mesmo tempo, a secretaria capacitou os enfermeiros, a equipe de triagem e da recepção para atendimento de casos suspeitos de Dengue.

“Mantemos a Vigilância Epidemiológica do hospital aberta de segunda a domingo. Desde março, aumentamos a equipe aos fins de semana, o que implica em maior gasto com horas extras”, acrescenta Ana Emília, confirmando que a VIEP hospitalar ainda recebeu recentemente dois computadores para melhor atendimento e armazenamento dos dados.