Prefeitura conclui plantio de jerivás na orla do Itaguá

Como continuidade do Plano de Arborização Municipal, a prefeitura de Ubatuba plantou 44 jerivás, coqueiros típicos da restinga do Litoral Norte, na orla central da cidade.

Além dos coqueiros, foram instaladas 50 lixeiras fornecidas pela Comtur ao longo das praias do Itaguá e do Cruzeiro.

A revitalização da orla é uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços de Infra-estrutura Pública e da Comtur.

Secretário de Meio Ambiente, Juan Prada explica que o plantio dos jerivás é parte de um projeto de recuperação e manutenção da vegetação nativa.

“Além de melhorar visual, o cultivo de jerivás e jundus ajuda a combater a erosão da orla. A vegetação por sua vez auxilia a conservação da areia e impede que ela seja carregada pela ação das marés”.

Ainda segundo o secretário, os coqueiros foram doados por um morador da cidade que se interessou pelas ações anteriores de plantio de ipês nas ruas Liberdade, Thomaz Galhardo e Guaicurus, todas na região central.

“A colaboração cidadã é fundamental para executarmos as melhorias tão necessárias e desejadas em nossa cidade. Nos próximos dias, vamos convocar os comerciantes do Itaguá para tratarmos das questões da limpeza e do cuidado visual da orla. A idéia é criar um canal de comunicação e colaboração permanente entre a iniciativa privada e a prefeitura”, finaliza Prada.