Prefeitura deposita lixo em novo aterro e reduz gastos

A PMU concluiu os trabalhos necessários para a regularização da situação do antigo lixão de Ubatuba, interditado em 2009, e obteve a licença definitiva de operação do transbordo.

Ao mesmo tempo, ocorreu uma nova licitação para os serviços de disposição final dos resíduos, que desde o último dia 14 de fevereiro são depositados na cidade de Jambeiro, não mais em Tremembé.

Desde o encerramento do lixão, as empresas contratadas para gerir os resíduos sólidos de Ubatuba são obrigadas a enviar o lixo (transbordo) para um aterro sanitário localizado no vale do Paraíba e o custo adicional para os cofres do município acaba exorbitante.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Juan Blanco Prada, a mudança para o aterro de Jambeiro vai gerar uma economia importante no custo de frete dos resíduos e nos esforços da pasta para promover a coleta seletiva no município.

“Essa mudança será fundamental para minimizar o impacto do aumento nos custos de coleta causados pela longa temporada e pelo aumento das operações de limpeza e de varrição dos bairros. Qualquer economia feita nessa área servirá para custear os investimentos necessários para criar a infra-estrutura de apoio à coleta seletiva”, explica Prada.

Sobre a licença do transbordo, o secretário informa que a nova licença é válida até 2019. “Tal fato nos dá a tranquilidade necessária para planejar as atividades do transbordo no futuro”, comemora Juan.

Vale destacar que desde 2009, o transbordo vinha operando com licenças provisórias, o que gerava muita insegurança administrativa para sua gestão.