Prefeitura e Comtur restauram estátua de Anchieta

Considerando a importância histórica do Jesuíta José de Anchieta para o município de Ubatuba, e, dada sua nova condição de Santo, a restauração de sua estátua, localizada na praia do Cruzeiro, centro, acontece nas próximas semanas.

O monumento também será realocado para um ponto mais próximo da avenida Iperoig, visto que a estátua encontra-se “escondida” atrás de uma árvore, mal iluminada e em péssimo estado de conservação.

Numa iniciativa da Comtur, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, o projeto será executado pelo arquiteto Gilberto Genesini e a restauração será feita por Rose Mary Freitas, artista especializada em construção de monumentos em concreto armado, (técnica usada originalmente na construção da estátua).

Serão refeitas a mão esquerda, o braço, a mão direita e a vara em metal com a qual Anchieta escreve o Poema à Virgem. Tudo foi pensado e estudado para evitar o vandalismo.

O monumento também será pintado e envernizado com tinta automotiva resistente à intempéries, simulando a cor bronze, e ficará escrito no chão – em frente a estátua – o último verso do poema à virgem.

Já solicitamos junto ao Condephaat a autorização para a restauração e iluminação do Cruzeiro, que encontra-se em mau estado de conservação.

Ao mesmo tempo, acontece um trabalho junto ao santuário de Nossa Senhora de Aparecida na divulgação de informações turísticas sobre Ubatuba dentro da Basílica.

O objetivo é aumentar a demanda de turismo religioso, vertente muito pouco explorada na cidade.

A restauração da estátua de Anchieta trará novos ares à praça do Cruzeiro e dará a devida importância ao Santo, personagem histórico, que com sua com forte presença nessas terras, inseriu Ubatuba no cenário histórico mundial.