Prefeitura instala orelhão no bairro do Camburi

A Prefeitura de Ubatuba viabilizou, por meio do contrato firmado com a empresa Vivo S/A, a instalação de um Telefone de Uso Público, popular orelhão, na comunidade do Camburi, região norte do município.

Uma reivindicação antiga da comunidade, o telefone público foi instalado na entrada do bairro, há poucos metros da E.M Maria do Carmos Soares e do Posto de Saúde.

A instalação do telefone foi possível através de um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, a Administração Regional Norte, o Parque Estadual da Serra do Mar e as empresas Vivo e Elektro.

O orelhão ajudará em questões de comunicação, segurança e emergência, pois o sinal de telefonia móvel na região é baixo e o telefone público mais próximo está localizado a muitos quilômetros de distância.

Merendeira da escola do bairro, Rosa Laureana comemora a instalação do aparelho. “Esperávamos este orelhão há anos. Vai ajudar muito a gente e não só na questão da segurança. Vai melhorar a comunicação em geral. Hoje mesmo liguei para minha irmã em Taubaté”, conta Rosa.

Líder da comunidade, Vanusa Soares também comemora a chegada do orelhão, que anda fazendo sucesso entre os moradores, e ressalta a sua importância em várias frentes.

“O orelhão vai deixar a gente mais tranquilo em caso de emergência e vai ajudar os turistas durante a temporada. Todo mundo aqui já foi lá usar”, diz Vanusa.

Pedro Seno, secretário de Tecnologia da Informação, ressalta as dificuldade neste tipo de processo e diz que muito ainda deve ser feito.

“Apesar de parecer um processo simples, este tipo de instalação envolve muitas pessoas e é extremamente burocrático. Estamos felizes pelo sucesso da iniciativa, mas ainda precisamos avançar muito”, afirma.

Já o prefeito Maurício destaca os avanços na área de tecnologia que estão sendo feito no município. “Ficamos satisfeitos em criar mais um mecanismo de comunicação em uma região tão importante para a cidade. Pretendemos avançar ainda mais na área de tecnologia através de ações como a implantação do Instituto Federal”, comenta o prefeito.