
Com a premissa de que “informação salva vidas”, a Secretaria de Juventude promoverá um curso de primeiros socorros com certificação no dia 23, das 8h às 16h,em sua sede, que fica no bairro Estufa II . A atividade será realizada em parceria com o Instituto Áquila e é direcionada, principalmente, para jovens e adultos.
As inscrições são presenciais e devem ser feitas diretamente na sede da pasta, que funciona das 8h às 17h e fica na Praça Maracanã. É necessário preencher uma ficha de inscrição, realizar cadastro e apresentar documentos (rg, cpf), pois todos os participantes receberão certificação. Ao todo, 20 vagas serão disponibilizadas.
O Instituto Áquila é uma associação sem fins lucrativos criada por médicos emergencistas, com atuação em educação em saúde, com foco em atendimento pré-hospitalar (APH), áreas remotas e desastres, voltada à população e a profissionais da área.
O curso terá conteúdos teóricos e práticos voltados a situações do cotidiano. Entre os temas abordados estão:
Noções básicas de primeiros socorros
Avaliação inicial da vítima
Acionamento do SAMU e do Corpo de Bombeiros
Parada cardiorrespiratória (RCP)
Engasgo em adultos, crianças e bebês
Hemorragias e controle de sangramentos
Fraturas, entorses e imobilizações
Queimaduras
Desmaios, convulsões e crises comuns
Procedimentos até a chegada do atendimento especializado
A Secretaria de Juventude decidiu promover o curso de Primeiros Socorros pois muitas emergências acontecem em casa, na escola, no trabalho ou em espaços públicos, e saber como agir nos primeiros minutos pode fazer toda a diferença.
“Nosso objetivo é capacitar jovens e a comunidade para agir com responsabilidade, segurança e rapidez em situações de emergência, fortalecendo a prevenção, o cuidado com o próximo e a consciência cidadã”, destacou o secretário da Juventude, João Batista.
“Ter profissionais e uma população treinados em primeiros socorros pode fazer toda a diferença em uma emergência. Quando cada segundo conta, saber o que fazer é essencial para salvar vidas e evitar complicações”, concluiu o médico emergencista e um dos fundadores do Instituto, Dr. Alan Mercadante.
Biblioteca Pública Muni