Poder Executivo Municipal

Saúde é prioridade em Ubatuba

Saúde é prioridade em Ubatuba

A dona de casa Vera Maria dos Santos, moradora da praia Grande, procurou o departamento de comunicação da Prefeitura de Ubatuba na última quinta-feira para elogiar os avanços e a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde da cidade.

Dna. Vera contou ter procurado a Ouvidoria no começo da gestão do prefeito Mauricio, em 2013, para reclamar da demora do atendimento e de outros inúmeros problemas enfrentados por ela, seus amigos e familiares.

Dessa vez, ela veio para agradecer. Disse estar muito satisfeita com as melhorias e não poupou elogios à equipe do posto de saúde do Itaguá.

“Estou impressionada e feliz com o atendimento que venho recebendo no posto de saúde do Itaguá. A Dra. Isabela e a Valéria são pessoas atenciosas e tratam a gente bem. A equipe toda é boa e a qualidade do atendimento mudou muito de 2013 para cá. E mudou para melhor. Vim elogiar e agradecer por terem atendido os meus pedidos”, disse Vera.

Saúde é Prioridade

Um levantamento recente aponta que nos últimos um ano e oito meses, o setor de Saúde Pública recebeu a maior aplicação de recursos municipais de todos os tempos.

No total acumulado desde o início de 2013, foram pagos R$ 80,1 milhões (R$ 89 milhões empenhados) pela Secretaria de Saúde. A maior parte dos recursos foi destinada à Santa Casa, entidade que oferece os serviços hospitalar e ambulatorial.

Com um investimento sem precedentes unido ao esforço em outras frentes, o Sistema Único de Saúde em Ubatuba melhora a cada dia e casos como o da Dna. Vera começam a deixar de ser exceção.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as iniciativas da atual gestão incluem a construção do Plano Municipal de Saúde e da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), o aumento da oferta de exames laboratoriais de 11 mil para 25 mil por mês e o mutirão da mamografia, atualmente em dia.

No que tange a Estratégia de Saúde da Família, aconteceram a recuperação do financiamento federal, a contratação de médicos e a adesão ao Mais Médicos, resultando na conquista histórica de ter pelo menos um médico por posto de saúde da cidade.

Vale destacar também alguns programas em andamento: Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atençãoo Básica (PMAQ), Valorização da Atenção Básica (PROVAB), Saúde na Escola, Promoção de Cultura e Paz (COMVIV) e reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Outro destaque é o Centro de Especialidades Médicas. A população ubatubense conta atualmente com um quadro cada vez mais completo de médicos especialistas, que recebem elogios constantemente dos munícipes.

E as ações não param por aí. Nos próximos dias, a Secretaria de Comunicação Social divulgará uma série de outras iniciativas e muitos dados sobre o tema.

/* * VLibras */