Prefeitura e Sindicato unidos para reduzir dívidas dos trabalhadores

Representantes da Prefeitura de Ubatuba e do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba reuniram-se no último dia 17 de setembro em busca de uma solução para o endividamento excessivo dos servidores municipais.

Uma parcela considerável do quadro de funcionários da prefeitura encontra-se endividada, decorrência de convênio de empréstimos feitos no passado, sem limites definidos.

“Há casos gravíssimos em que o trabalhador recebe apenas R$ 100 em pagamento, pois quase todo o seus vencimentos foram descontados para pagamento de empréstimos”, explica Gerson Florindo, secretário adjunto de Cidadania e Desenvolvimento Social.

Participaram da reunião as Secretarias de Administração, Desenvolvimento Social e Gabinete Prefeito.

Uma comissão foi formada para promover ações que incluem a realização de palestras de educação financeira, encaminhamento dos funcionários com problemas de saúde para recuperação e acordo com um banco que ofereça uma taxa menor para renegociação das dívidas já adquiridas.

O sindicato vai avaliar as propostas e orientar os casos de futuros empréstimos.

O objetivo da prefeitura e do sindicato é colaborar com os trabalhadores para que eles saiam deste “sufoco”, contribuindo direta e indiretamente para o bom funcionamento e atendimento do poder público.

“Além de ajudar o munícipe que trabalha por Ubatuba, esta ação melhora a harmonia da economia do nosso município”, completa Gerson Florindo.