Sistema informatizado é destaque no Orçamento Participativo

A prefeitura de Ubatuba finalizou no último dia 11 de junho o período de Plenárias Deliberativas do Orçamento Participativo nas oito regiões da cidade.

As plenárias foram um sucesso e reuniram centenas de cidadãos, que apresentam suas demandas e elegeram os conselheiros de cada região.

Destaque para o sistema informatizado de votação e gestão do OP, idealizado pela equipe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e parte do processo de desenvolvimento tecnológico do município.

O sistema possui as funções de credenciamento dos cidadãos, registro das demandas, dos candidatos a conselheiro, compilação e divulgação instantânea dos resultados das votações.

Ele foi totalmente desenvolvido pela equipe da secretaria utilizando linguagens de programação livres, sem utilização de terceiros e sem custos ao município.

De acordo com Thiago Lamosa, Diretor Técnico de Infraestrutura da secretaria e responsável pelo sistema, o projeto foi pensado para aumentar a segurança e, principalmente, tornar as plenárias mais ágeis e transparentes.

“Com o sistema, permitimos que cada uma das demandas e dos candidatos às vagas de conselheiro recebessem igual importância, divulgação e atenção”, comenta Lamosa.

Já segundo Pedro Seno, Secretário Municipal de TI, o próximo passo será disponibilizar o sistema para votações na internet.

“Vamos disponibilizar o sistema na Web para possibilitar que todos os ubatubenses participem do processo também de sua casa, trabalho ou comunidade. Desta forma, vamos ampliar o processo de democracia e participação, atingindo todos os cantos da cidade”.