
Motivada pela inclusão, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ubatuba (Viep) está programando uma ação, literalmente especial, de vacinação nos dias 21 e 24 de outubro: os 186 atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) terão todas as suas vacinas colocadas em dia de acordo com a faixa etária e o Programa Nacional de Imunização (PNI).
A atividade será organizada em escala alternada, dividida em dois dias de atendimento durante todo o dia. A estratégia vai respeitar o tempo individual de cada participante, garantindo um processo adequado às necessidades específicas de cada um.
Para tornar o momento mais próximo da rotina dos alunos, a equipe de vacinação atuará dentro do próprio espaço da APAE, evitando deslocamentos e possíveis situações de estresse. Personagens como Zé Gotinha e Maria Gotinha também marcarão presença para tornar o ambiente mais familiar e tranquilo.
A enfermeira responsável pela Viep, Alyne Ambrogi, comentou um pouco sobre como surgiu a proposta da iniciativa. “Cresci convivendo com pessoas com deficiência e, até hoje, isso faz parte da minha realidade. Por isso, sei da necessidade de oferecer um atendimento verdadeiramente inclusivo”, explicou.
“A inclusão não é apenas tratar bem, mas garantir o acesso ao serviço de forma respeitosa e adequada às necessidades de cada pessoa”, acrescentou.
Durante a ação, a equipe adotará abordagens diferentes conforme o perfil de cada aluno, com tempos e formas de atendimento adaptadas para garantir o acesso à vacinação para todos os públicos.