Ubatuba faz alerta para ocorrência de queimadas em tempo seco

O tempo seco decorrente da falta de chuvas, comum neste período do ano, aumenta os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos. O fogo em florestas, em especial, causa danos graves na flora e na fauna, degradando o solo.

A orientação da Defesa Civil é de não jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias e não fazer queimadas para limpar terreno ou eliminar resíduos diversos.
Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de 2 a 4 anos e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /98. Qualquer cidadão pode denunciar o crime contra o meio ambiente tendo seu anonimato garantido. Se você tem alguma denúncia sobre queimada, a Prefeitura de Ubatuba orienta o contato imediato com a Polícia Ambiental.
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isolada, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Balões

Com a chegada das festas juninas e julinas, é preciso ficar atento. Além das tradicionais fogueiras, é importante lembrar que a prática de soltar balões é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais Brasileira desde 1998. Não somente soltá-los, assim como a fabricação, comercialização e transporte são cabíveis de detenção e multa.
As consequências de um balão desgovernado vão desde incêndios em florestas, residências e indústrias até interferência no tráfego aéreo, principalmente para aeronaves de pequeno porte.

Crimes ambientais

Para ocorrências como desmatamento e queimadas, é necessário contatar a

Polícia Militar Ambiental, o que pode ser feito pelo telefone 3832-2876.

Meio Ambiente

Ocorrências ambientais podem ser reportadas à Secretaria de Meio Ambiente que elabora relatórios e encaminha demandas para a Polícia Ambiental. Contato pelo e-mail meioambiente@ubatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3833-2439.