Poder Executivo Municipal

Ubatuba inicia estratégia de vacinação VSR para gestantes

Ubatuba inicia estratégia de vacinação VSR para gestantes

A Secretaria de Saúde inicia, nesta terça-feira (09), a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas. O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A vacina protege contra as formas graves do VSR, vírus responsável por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. Ao ser vacinada durante a gestação, a mãe transfere anticorpos ao bebê, garantindo proteção logo após o nascimento, período em que o risco de complicações é mais elevado.

Para ampliar o alcance da imunização, a Secretaria promoverá, entre os dias 9 e 17 de dezembro, uma intensificação da campanha. A ação reforça a importância da vacinação para a proteção coletiva do município, especialmente em um momento de maior circulação de vírus respiratórios.

“Esse é um momento fundamental para garantirmos a proteção dos nossos bebês. A vacina contra o VSR é uma ferramenta segura, eficaz e decisiva para reduzir casos graves e internações”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiologia, Alyne Ambrogi.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e cartão da gestante ou outro documento comprobatório da gestação. Todas as gestantes com 28 semanas ou mais podem ser vacinadas, independentemente da idade.

Dia D
Como estratégia adicional, o dia 12 de dezembro será o Dia D da vacina contra o VSR, com horário estendido até as 21h nas unidades do Ipiranguinha, Marafunda, Cícero Gomes, Perequê-Açu, Estufa II, Perequê-Mirim e Sertão da Quina.

As demais unidades de saúde estarão abertas em horário normal de funcionamento, com todas as vacinas para gestantes disponíveis.

/* * VLibras */