Prefeito recebe estudantes universitários da cidade e debate transporte

O prefeito de Ubatuba, Maurício (PT), reuniu-se neste sábado com estudantes ubatubenses que cursam universidade em cidades vizinhas. O encontro foi solicitado pelo universitário Victor Vassimon, que estuda administração em Caraguatatuba e trabalha na Secretaria Municipal de Saúde.

O principal objetivo da reunião era iniciar um debate sobre o transporte dos estudantes para Taubaté e Caraguatatuba e o apoio do poder Executivo local no custeio das viagens. De acordo com o relato dos estudantes presentes, o valor das parcelas referentes ao transporte está aumentando gradativamente. Segundo os jovens ubatubenses, a elevação no custo com as viagens tem se tornado um obstáculo para o acesso ao ensino superior por jovens da cidade.

“Infelizmente tem gente que até para de cursar a universidade por não conseguir pagar um valor mais alto com as viagens. Sabemos que há um repasse para a Associação de Estudantes e que o orçamento da prefeitura é limitado, então, resolvemos propor esta reunião para que possamos achar alguma solução para este problema”, ressaltou Victor Vassimon.

O prefeito Maurício PT compreendeu a dificuldade relatada pelos jovens e sinalizou que pretende ampliar o apoio aos estudantes que precisam buscar o ensino superior em outras cidades. No entanto, ele ressaltou que a discussão não passa apenas pelo aumento de repasse, mas sim, na busca por soluções que tornem este custeio mais amplo e justo.

“Acho que não podemos resumir esta questão ao aumento de repasse da prefeitura, pois nosso orçamento é limitado e precisamos melhorar a arrecadação se quisermos pensar em um repasse maior. Temos de pensar em como podemos distribuir melhor esse dinheiro e, principalmente, em buscar cursos universitários para Ubatuba, que começarão a se tornar cada vez mais possíveis com o funcionamento do Instituto Técnico Federal”, disse o prefeito, solicitando outra reunião com os estudantes, para o próximo dia 8 de maio, em local a ser definido.

“Vou solicitar à secretaria da Fazenda estudos para sabermos o quanto poderemos aumentar de repasse para este ano e em paralelo preparamos algumas outras propostas para 2015, todas no sentido de ampliar e tornar mais justa esta verba pública destinada aos universitários locais”, completou o prefeito Maurício.