Cinema Popular começa 2024 com exibição de documentário indígena

A primeira sessão de 2024 do projeto Cinema Popular exibirá o documentário indígena “Yasmin não quer ir à escola e os guerreiros Xukurus”. A apresentação será realizada nesta quinta-feira, dia 1º, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 19h.

O projeto Cinema Popular é organizado pelo grupo Apoenã, do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). A exibição gratuita de filmes acontece uma vez por mês na cidade.

Nessa primeira sessão, o público presente poderá participar após a exibição de uma bate-papo com o diretor Lico Queiroz – que é morador de Ubatuba, com a protagonista Yasmin Aimeé e com Aurea Regina, responsável pela trilha sonora do documentário.

Inspiração de vida

A sinopse descreve que Yasmin, aos 14 anos, desperta para as atrocidades e incoerências da humanidade e entra em crise. Junto com dois professores indígenas Xukuru, ela parte para uma jornada de aprendizagem. Eles visitam comunidades tradicionais, empresas de tecnologia, escolas e vilarejos que estão inovando a forma de se relacionar com o mundo por meio de soluções mais harmônicas. Ao conhecer a história de resgate e regeneração do povo Xukuru, Yasmin encontra inspiração para seu caminho de vida.

O filme tem duração de cerca de 90 minutos, a classificação indicativa é livre e os ingressos devem ser retirados com até 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro.