
A partir desta sexta-feira, 5, Ubatuba recebe o Mini Circuito Ubatuba de Vela. Esta é a quarta edição do evento, promovido pelo Ubatuba Iate Clube, com apoio da Secretaria de Turismo de Ubatuba, que segue com programação até domingo, 7.
A competição é destinada exclusivamente a veleiros oceânicos de 19 a 28 pés, entre seis e nove metros de comprimento. Criado em 2021, o circuito busca incentivar regatas entre embarcações de porte semelhante e ampliar a prática da vela na região.
Segundo o diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, Alex Calabria, o município reúne um grande número de barcos e tripulações que utilizam a vela como forma de lazer. “O Mini Circuito foi criado para valorizar os veleiros dessa categoria, que tiveram relevância nas regatas costeiras brasileiras nas décadas de 1980 e 1990”, afirmou.
O evento já contou com participantes de diferentes cidades do litoral, como Angra dos Reis, Santos, Ilhabela e Paraty. A edição de 2024 registrou o maior número de inscritos desde o início do circuito, totalizando 29 embarcações.
Para Calabria, a realização de eventos náuticos em Ubatuba é fundamental para integrar esforços entre instituições privadas e o poder público. “Este ano temos o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Secretaria de Turismo. Essa parceria amplia a difusão da vela, que é praticada por muitas pessoas no município, além de ser uma atividade sustentável, não poluente e que contribui para o turismo qualificado, com potencial de expansão na cidade”, destacou.
“O Turismo é um dos motores de desenvolvimento econômico e social de Ubatuba. Ao apoiar eventos náuticos, como o circuito de vela, fortalecemos a identidade da cidade como destino sustentável, valorizamos a cultura marítima e incentivamos a geração de empregos e renda em equilíbrio com a preservação ambiental”, finalizou a secretária adjunta de Turismo, Alendri Marconi.