Instituto Federal funcionará na Escola Anchieta

A Câmara de Ubatuba aprovou na última terça-feira por unanimidade a cessão de uso da E.M Padre José de Anchieta para receber os cursos do Instituto Federal (IFSP).

Em contrapartida, a prefeitura construirá um novo prédio para a Escola Municipal Padre José de Anchieta.

Desde abril deste ano, o IFSP já oferece cursos de extensão no município, ministrados pela equipe do Pronatec, nas dependências da E.M Tancredo de Almeida Neves.

A iniciativa do Governo Federal, que começou com o presidente Lula e se manteve com a presidente Dilma, chegou em Ubatuba depois de uma articulação que envolveu o ministro da Educação Aloizio Mercadante e o deputado Newton Lima, principal interlocutor do processo.

Secretária Municipal de Educação, a profa. Nadia Basso comemora a aprovação da cessão e explica sua importância. “Com a cessão aprovada, serão liberadas as verbas pelo Governo Federal para adaptação do prédio da Escola Anchieta para o Instituto Federal”.

Ainda segundo a secretária, a oferta de cursos do instituto vai crescer gradativamente nos próximos anos e todos os eixos tecnológicos dos cursos serão debatidos e decididos em audiências públicas.

Serão oferecidos cursos de Extensão, Ensino Médio Integrado, Ensino Técnico, Tecnólogo Superior e Bacharelado, todos gratuitos.

Ivamar Márcia Teixeira, aluna do Pronatec no Curso de Cuidador de Idosos, esteve presente na sessão da Câmara na última terça-feira. A aluna discursou antes de começar a votação e defendeu a aprovação da cessão.

“Vencemos a batalha e essa aprovação representa muito para o Município de Ubatuba. Quero parabenizar o prefeito e os vereadores. Ter cursos superiores e técnicos gratuitos na cidade é um sonho do povo ubatubense”, afirmou emocionada Ivamar.

“Estou muito feliz por conseguir realizar esse sonho da juventude e da toda Ubatuba, cumprindo um dos mais importantes compromissos de campanha, que é ter cursos técnicos e superiores para transformar Ubatuba em uma cidade produtora de conhecimento”, comenta o prefeito Mauricio.