
Dia 01 de dezembro é instituído o Dia Mundial de Combate à AIDS. A data criada em 1988 é um marco internacional para lembrar a importância de combater o estigma, estimular o cuidado integral e garantir que toda a população tenha acesso a informações seguras sobre o HIV.
O diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. Em Ubatuba, os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Infectologia, com acolhimento sigiloso e humanizado.
“A informação é a principal ferramenta para proteger vidas. Quando as pessoas conhecem os serviços disponíveis e procuram o diagnóstico cedo, aumentamos as chances de um tratamento eficaz e reduzimos a transmissão do vírus. É importante fazer o teste rápido sempre que sofrer exposição sem proteção”, ressalta a coordenadora do programa municipal IST/ AIDS, Flora Badaró.
Tratamento gratuito e contínuo
O Brasil é referência mundial no acesso universal ao tratamento. As pessoas diagnosticadas com HIV contam com acompanhamento médico, exames e medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente. O tratamento reduz a carga viral, permitindo que o paciente tenha uma vida saudável e, quando chega a níveis indetectáveis, não transmite o vírus. Este princípio é conhecido como “Indetectável = Intransmissível (I=I)”.
Prevenção combinada
Além do uso do preservativo, distribuído em todas as unidades de saúde, a rede municipal orienta sobre outras estratégias de prevenção combinada, como:
– PEP (profilaxia pós-exposição): indicada para situações de risco, até 72 horas após a exposição;
– PrEP (profilaxia pré-exposição): uso de medicamento tomados antes de uma possível exposição ao HIV para prevenir a infecção, indicado para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV;
– Distribuição de insumos e ações educativas junto à comunidade.
Todos os tratamentos e medicamentos são oferecidos através do Ambulatório de Infectologia, local de referência no município, localizado na Rua Antônio da Silva Balio, 44, no bairro Umuarama